Design, ponto de vista e perspectivas: sobre a cultura do projeto, educação e atuação profissional / Design, point of view and perspectives: on the culture of the project, education and professional performance

Authors

  • Teresa Maria Riccetti
  • Nara Silvia Marcondes Martins
  • Luís Alexandre F. Ogasawara

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-235

Keywords:

Design, Cultura do Projeto, Atuação Profissional, Ensino.

Abstract

A pesquisa desenvolvida por docentes e discentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie com fomento do MackPesquisa, no período de março de 2015 a maio de 2016 teve como escopo compreender o status quo do design, no contexto da nossa realidade social, econômica e cultural. Delinear proposições sob as futuras fronteiras do sistema design e prospectar as áreas que serão relevantes à atuação profissional para as próximas décadas. A relevância em discutir o sistema design diante da atual configuração tem por intuito gerar uma contribuição condizente com a dinâmica contemporânea que possibilite nortear a construção de futuros caminhos pedagógicos, investigativos e profissionais; provendo dados para incrementar a prática docente e o aprendizado discente de um campo em permanente evolução, como a do design.

 

 

References

BERNADES, Pedro P. D. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

BRAGA, Marcos C. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

BRANZI, Andrea. Introduzione al design italiano uma modernita incompleta. Milano: Baldini&Castoldi, 1999.

CAMPOY, Rafael. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

CAPETO, Rodolfo R. S. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CURCIO, Gustavo. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

DE FUSCO, Renato. Design 2029, ipotesi per il prossimo futuro. Milano: Franco Angeli, 2012.

GIORGI, G. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

HARADA, Fernanda J. B. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

LIN, Gloria. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

MAGER, Gabriela B. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

MARGOLIN, Victor. Design e risco de mudança. Matosinhos: Verso da História, 2014.

MORACE, F. O que é o futuro? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

NASCIMENTO, Myrna A. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

SILVA, J.C.R.P da; Et al. O futuro do design no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

SOUSA, Cesar R. M. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.

TRABUCCO, Francesco. Design. Torino: Bollati Boringhieri, 2015.

Published

2020-05-13

How to Cite

Riccetti, T. M., Martins, N. S. M., & Ogasawara, L. A. F. (2020). Design, ponto de vista e perspectivas: sobre a cultura do projeto, educação e atuação profissional / Design, point of view and perspectives: on the culture of the project, education and professional performance. Brazilian Journal of Development, 6(5), 27055–27068. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-235

Issue

Section

Original Papers