Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017

Authors

  • Edivan Costa de Sousa
  • Tiago Sandes Costa
  • Maria Gabryella de Almeida Coelho
  • Maria Gabriela Pereira Lima Sá

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-193

Keywords:

Escolas públicas, Escolas privadas, Enem, Bourdieu.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo, Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federal do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

DESLAURIES, Jean-Pierre. A pesquisa qualitativa: Enfoque epistemológicos e metodológicos/ tradução Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008.

FONSECA, João J. Saraiva. Metodologia da Pesquisa Científica. Ceará: UEC, 2001.

GOMES, Cândido Alberto. A educação em novas perspectivas. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: E.P.U., 2012.

SANTOS, Kátia Silva. Políticas públicas educacionais no Brasil: tecendo fios. In: 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – ANPAE. Políticas Públicas e Gestão da Educação - construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. Anais... São Paulo – SP. p. 01-13. 2011.

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published

2020-05-11

How to Cite

Sousa, E. C. de, Costa, T. S., Coelho, M. G. de A., & Sá, M. G. P. L. (2020). Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017. Brazilian Journal of Development, 6(5), 26450–26458. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-193

Issue

Section

Original Papers