Sociedade do espetáculo: dominação organizacional pelo viés cultural / Society of spectacle: organizational domination for cultural vies

Authors

  • Margarida Aparecida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-961

Keywords:

cultura de massa. indústria cultural. dominação. sociedade do espetáculo.

Abstract

A sociedade do espetáculo reflete na atualidade o comportamento reinante de indivíduos que preferem à imagem, a coisa, a cópia ao original, a ordem que prevalece é a ordem da aparência do ter. Toda a vida das sociedades se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos, uma imensa coleção de mercadorias, gerando destas condições o ambiente adequado para a dominação das organizações pelo viés cultural. O artigo examina e recepciona os autores Hobsbawn, Marx, Tratenberg e Debord, recorrendo a teoria para entender os conceitos debatidos nos estudos organizacionais, que dizem respeito a observação do poder de manipulação dos meios midiáticos, produzidos e utilizados pelo capital com o objetivo de influenciar os indivíduos que prezam prioritariamente pelo consumo, numa perspectiva de afirmação da aparência. A combinação de conceitos possibilitou considerar o espetáculo sendo ao mesmo tempo parte da sociedade e seu instrumento de unificação e alienação, sendo ainda a própria sociedade numa falsa consciência que propicia às organizações transmitir a mensagem de que o que é bom aparece, e o que aparece é bom, alimentando um ciclo e permitindo o alcance dos objetivos imperantes de acumulação de resultados econômicos que são ao mesmo tempo o início e a finalidade da produção.

 

 

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Published

2018-12-14

How to Cite

Oliveira, M. A. de. (2018). Sociedade do espetáculo: dominação organizacional pelo viés cultural / Society of spectacle: organizational domination for cultural vies. Brazilian Journal of Development, 5(1), 571–584. https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-961

Issue

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Original Papers