Avaliação do Comportamento Mecânico de Solo Típico de Manaus/AM Estabilizado com Resíduo de Louça Sanitária. / Evaluation of the Mechanical Behavior of Typical Soil in Manaus / AM Stabilized with Waste Sanitary Ware.

Licia Liz Bastos Garcês da Rocha, Paulo Sérgio da Silva, Rebecca Lima Antunes, Matheus Pena da Silva e Silva, Consuelo Alves da Frota

Abstract


Historicamente Manaus apresenta carência de material pétreo, solos superficiais inadequados à pavimentação, bem como altos custos ocasionados pelas grandes distâncias para aquisição de insumos de melhor qualidade. Desta forma estudou-se o efeito do acréscimo de resíduo de louça sanitária moído a um solo argiloso típico da cidade de Manaus como alternativa de estabilização granulométrica para melhorar as propriedades geotécnicas. Foram analisadas as seguintes composições: 100% de solo natural, 95% de solo natural + 5% de aditivo, 90% de solo natural + 10% de aditivo. O solo natural foi analisado segundo os ensaios de massa específica dos grãos, granulometria, limites de plasticidade e liquidez, ensaio de Proctor na energia intermediária e resistência ao cisalhamento direto. O resíduo de louça sanitária foi caracterizado segundo sua granulometria. As composições foram avaliadas segundos os ensaios de limite de liquidez e plasticidade, Proctor na energia intermediária e resistência ao cisalhamento direto. Os resultados apontaram que a adição do material alternativo ao solo argiloso:  diminuiu o índice de plasticidade, diminuiu a umidade ótima, aumentou a massa específica aparente seca, aumentou o ângulo de atrito e diminuiu a coesão do solo. As composições com material alternativo apresentaram maior resistência ao cisalhamento quando comparadas com o material natural, sugerindo uma destinação técnica e ambiental a este resíduo.


Keywords


Solo, Resíduo Cerâmico, Cisalhamento Direto, Coesão Ângulo de Atrito

References


ABNT (2017). NBR 6459: Solo - Determinação do Limite de Liquidez. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (1984). NBR 6508: Solo - Massa Específica Real dos Grãos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (2016). NBR 7180: Solo - Determinação do limite de Plasticidade. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (2017). NBR 7181: Solo - Análise Granulométrica. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (2016). NBR 7182: Solo - ensaio de compactação. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (1995). NBR 6502: Rochas e Solos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT (2016). NBR 6457: Amostras de solos - preparação para ensaios de compactação e caracterização. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ASTM – American Society for Testing and Materials. D 3080-11: Standard Test Method for Direct Shear Test of Soils Under Consolidated Drained Conditions. USA, 2011.

Das, B. M. Fundamentos da Engenharia geotécnica. 7ª Edição. Tradução Ez2 Translate – São Paulo. Cegange Learning. 2013.

Frota, B.B.; Silva, P.S.; Silva, M.P.S.; Frota, C.A. (2018). Efeito da adição de resíduo de alumínio nos parâmetros de resistência ao cisalhamento de solo típico de Manaus/AM. In: XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

Frota, C. A. (2000). Lime stabiliztion of Manaus soils. In: 5th International Symposium on Environmental Geotechnology and Global Development, Belo Horizonte: UFMG, v. 1.

Mendes, A. S.; Fernandes, R. M.; Silva, M. P. S.; Lima, R. H.C; Frota, C. A. (2016). Efeito da adição de resíduo de poliéster reforçado com fibra de vidro nos parâmetros de resistência ao cisalhamento. In: XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Belo Horizonte, p. 19-22.

Viecili, C. Determinação dos parâmetros de Resistência do solo de Ijuí a partir do ensaio de cisalhamento direto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulIjuí, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-431

Refbacks

  • There are currently no refbacks.