Gerenciamento de projeto: processo licitatório para contratação de obras e serviços de engenharia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) / Project management: bidding process to hire works and engineering services at Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Eduardo Yukio Okamoto, José Moreira da Silva Neto

Abstract


A administração pública do país vem passando por diversas alterações e melhorias em sua forma de gerir os recursos públicos arrecadados. Isso se dá pelo fato de que há uma maior transparência e cobrança de suas ações em relação aos investimentos em estruturas, contratações, serviços prestados, entre outros. Com isso, cobra-se um melhor planejamento de suas ações para que se evite má utilização dos recursos, e, além disso, há uma maior preocupação na qualidade dos serviços prestados ao público, como por exemplo, na educação superior. Neste sentido, este trabalho teve como foco a caracterização da forma de gerir os recursos empreendidos na Universidade Federal de Rondônia em relação as obras e serviços de engenharia contratados através de licitações, e diante da atualidade, sugerir melhorias através do uso de ferramentas de gerenciamento de projetos. A pesquisa foi de cunho exploratório e descritivo, sua abordagem foi de realizada de forma quantitativa e qualitativa, e o procedimento metodológico foi pesquisa de campo e observação participante. Os resultados demonstram que existem lacunas no gerenciamento e a falta de um melhor planejamento das ações de contratações de obras e serviços de engenharia, sendo assim, houve a proposta de implementação de gerenciamento de projetos sob enfoque do PMBOK.


Keywords


Universidade; Obras e Serviços de Engenharia; Gerenciamento de Projetos

References


ALTOUNIAN, C. S. Obras Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização. Fórum, 2011.

BONATTO, Hamilton. Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia. Fórum, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos de Administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle para Incrementar Competitividade e Sustentabilidade. Elsevier Academic, 2016.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KUHN, A. Qualidade e licitação de obras públicas: uma análise crítica. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 2002.

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 – Planalto.

Disponível em . Acesso em 05 mar, 2018.

LICITAÇÕES & CONTRATOS: Orientações e Jurisprudência do TCU. TCU, 2010. Disponível em:

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2014 – 2018). Porto Velho, Rondônia: UNIR/ RO, 2014. Disponível em: < http://www.pdi.unir.br/downloads/2692_pdi_unir_2014_2018_versao_pos_consun_15_de_junho_2014_177.pdf> Acesso em 05 mar, 2018.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). PMBOK® - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - 5a Edição. Pennsylvania, USA: Newton Square, 2013.

TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

XAVIER, C. M. S. Gerenciamento de Projetos. 3a Edição. Saraiva, 2017.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. 2a Edição. Bookman, 2001


Refbacks

  • There are currently no refbacks.