Museu: do período colonial ao aeroespacial,contribuindo na comunicação pública da ciência / Museum: from the colonial to the aerospace, contributing to public science communication

Fabíola Guimarães Monteiro Lêdo, Rachel Duarte Abdala

Abstract


Neste artigo aborda-se a preocupação com a preservação da memória no Brasil por meio do museu, considerando, desde o período colonial, até o aeroespacial. A partir da noção de comunicação pública da ciência, a análise focaliza a preservação da memória aeroespacial no país. Objetivou-se compreender a intenção de propagar os resultados dos estudos das pesquisas aeroespaciais, de importância estratégica para o país, e também de despertar novas vocações para a ciência e tecnologia espacial. Esse propósito foi concretizado com a criação do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos-SP e vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial-DCTA. O MAB é considerado um dos mais importantes centros de educação, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial da América Latina. Metodologicamente, a pesquisa, caracterizada como estudo de caso, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e de consulta ao acervo institucional, e a amostra foi definida pela relevância dos documentos observados. Ao estudar a criação e o desenvolvimento de museus no Brasil, verificaram-se relações com o contexto sociopolítico. Conclui-se que foi possível perceber o papel do MAB no processo de salvaguarda da memória e da comunicação pública da ciência no Brasil, ao registrar e projetar as iniciativas do país na área aeroespacial a partir da segunda metade do século XX.


Keywords


Comunicação Pública da Ciência. Memorial Aeroespacial Brasileiro. Ciência Aeroespacial. Função Social e Política dos Museus

References


BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1993. (Coleção debates).

CHAGAS, Mário de Souza. Imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Fleyre e Darcy Ribeiro. 2003. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

LÊDO, Fabíola. G. M. O papel dos museus para a promoção da comunicação pública da ciência: um estudo de caso do Memorial Aeroespacial Brasileiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté, São Paulo, 2019.

CIRESE, Alberto M. Ensayos sobre las culturas subalternas. Cuadernos de la Casa Chata, n.24, 1979.

FERNANDES, Florestan. “A universidade em uma sociedade em desenvolvimento”. In: Circuito Fechado. Ensaios, São Paulo, 1978.

HUYSSEN, Andrea. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. In: MEMÓRIAS do modernismo. Tradução Patrícia Farias. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996.

IANNI, Octávio. A idéia de Brasil Moderno. 1. ed., São Paulo: Brasiliense, 1992.

NASCIMENTO JR., José; CHAGAS, Mário. Museu e política: apontamentos de uma cartografia. In: CADERNO de Diretrizes Museológicas. Brasília: MinC; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, 2006, p. 13-17.

PERDIGÃO, Alberto. A tv pública deve ser vista como uma ferramenta de desenvolvimento humano. In: Entrevista a Agência da Boa Notícia, 2017. Disponível em: http://www.boanoticia.org.br/a-tv-publica-deve-ser-vista-como-uma-ferramenta-de-desenvolvimento-humano-afirma-perdigao/ Acessado em: 20/03/2020.

SANTOS, J. S. Modos de produção, formação social e alguns marcos históricos sobre o Brasil. In. SANTOS, J. S. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, J. S. Particularidades da "questão social" no capitalismo brasileiro. Tese Doutorado. Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-402

Refbacks

  • There are currently no refbacks.