Proposta para o ensino de matemática com o auxílio de software educativo: análise da prática docente / Proposal for teaching mathematics with the support of educational software: analysis of teaching practice

Luís Enrique Fernandes da Silva

Abstract


Esta pesquisa toma como pressupostos conceitos da Inteligência Artificial e Software Educativo para caracterizar a proposta de desenvolvimento de um chatterbot educacional, com especial atenção ao auxilio do processo de ensino/aprendizagem de matemática. Objetos Virtuais de Aprendizagem são pequenas unidades de software educativo projetados para uma unidade de ensino e para objeto de estudo desta pesquisa consideramos os chatterbots educacionais. Esta pesquisa possui características de natureza exploratória, onde foi utilizado questionário com professores da educação básica em matemática, professores do ensino superior da área de matemática e acadêmicos licenciando em matemática. Por fim a análise dos dados levantados se deu por meio de procedimentos de interpretação que se dá em uma análise qualitativa.


Keywords


Chatterbot. Software. Ensino de matemática.

References


Barnes, Rob. Seja um ótimo aluno: Guia prático para um estudo universitário eficiente. Trad. Luzia A. Araújo e Thelma M. Nóbrega. Campinas – SP: Papirus: 1995.

Bastos, Cleverson Leite. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 17 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.

Borba, Marcelo de Carvalho; Penteado, Miram Godoy. Informática e educação matemática.

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p.

Ferreira, Leonardo. chatterbots: Trocas comunicativas em Ambientes Virtuais e Inteligências Artificiais. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2008/resumos/R12-0355-1.pdf>. Acesso em: 29 de ago. 2019.

Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo – SP: Atlas, 2002.

Moura, Deise Silva de. Psicochat: chatterbot aplicado ao ensino de psiquiatria. 2008. 126 f. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo – RS. 2008.

Oliveira, Ramon de. Informática Educativa: Dos planos e discursos à sala de aula. Campinas–SP: Papirus, 1997.

Primo, Alex Fernando Teixeira; Coelho, Luciano Roth; Paim, Marcos Flávio Rodrigues; Reichel, Dagmar. O uso de chatterbots na educação à distância. Disponível em: < http://www.nied.unicamp.br/oea/mat/chatterbots_lec.pdf>. Acesso em: 29 de ago. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-392

Refbacks

  • There are currently no refbacks.