Análise físico-química e mineralógica de um solo de Sinop-MT, puro e com adição de bentonita / Physical-chemical and mineralogical analysis of a Sinop-MT soil, pure and with the addition of bentonite

Raiza Michele Guimarães, Julio César Beltrame Benatti, Raul Tadeu Lobato Ferreira

Abstract


Este trabalho analisou o comportamento hidráulico do solo da região onde será construído o aterro sanitário de Sinop - MT. Foram feitas análises físico-química e mineralógica com amostras do solo puro e com adição de três teores de bentonita: 0, 2, 4 e 6%. Verificou-se que apesar do solo puro ser texturalmente caracterizado como argilo areno–siltoso suas partículas estão, no estado natural, na forma de agregados, que não são quebrados na compactação apresentando comportamento hidráulico similar ao de uma areia. A caracterização química revelou que o solo natural é ácido com baixos teores de nutrientes e não se mostrou eficiente para uso em barreiras impermeabilizantes em virtude do alto potencial de perdas por lixiviação. A adição de bentonita não influenciou nas propriedades de permeabilidade e condutividade hidráulica do solo estudado devido à predominâncias de argilas com baixa atividade.


Keywords


comportamento hidráulico, caracterização química, mineralogia, aterro sanitário, bentonita.

References


Associação Brasileira De Normas Técnicas (2016). NBR 6458. Grãos de pedregulho retidos na peneira de abertura 4,8 mm - Determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água. Rio de Janeiro, 10 p.

Associação Brasileira De Normas Técnicas (2016). NBR 7181. Solo – Análise Granulométrica. Rio de Janeiro, 12 p.

Camargo, K. R. (2012) Avaliação da condutividade hidráulica e da resistência ao cisalhamento de misturas solo-bentonita: estudo de caso de um aterro sanitário localizado em Rio Grande (RS), Dissertação (Mestrado em Geotecnia), Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil, 111 p.

Companhia de Tecnologia e de Saneamento Ambiental de São Paulo (1993). Resíduos Sólidos Ambientais. São Paulo.

Delgado, A. K. C. (2007) Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais característicos do Distrito Federal para uso na pavimentação rodoviária, Tese (Doutorado em Geotecnia), Universidade de Brasília, Brasília 414 p.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (1997). Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro, 212 p.

Gurjão, C. M. C.; Pastore, E. L. (2003) Estudos laboratoriais de solos da classificação MCT visando aplicações em liners – primeira etapa: sorção. In: I Simpósio sobre solos tropicais e processos erosivos no centro-oeste, Brasília. Anais... Universidade de Brasília. p. 251-258.

Leme, M. A. de G. (2013) Caracterização de solo utilizado no sistema de barreira impermeabilizante de base de uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos, Dissertação (Mestrado em Saneamento e Ambiente), Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, 208 p.

Pinto, C. S. (2006) Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas, Oficina de Textos, São Paulo.

Potter, H. A. B.; Yong, R. N. (1993) Waste disposal by landfill in Britain: problems, solutions and the way forward. In: International Symposium on Geotechnics Related to the Environment, Bolton, Reino Unido. Anais.... p. 41-48.

Romanini, A.; Benatti, J. C. B. (2015) Correção da permeabilidade de um solo tropical com adição de bentonita, Trabalho de conclusão de curso (Graduação e Engenharia Civil), Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil, 10 p.

Romanini, A.; Todescatto Junior, C.; Crispim, F. A.; Benatti, J. C. B. (2015) Correção da permeabilidade de um solo tropical com adição de bentonita.. In: 15° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Suski, C. A.; Benatti, J. C. B. (2015) Curvas de retenção de água para solo puro e com adição de bentonita,. Trabalho de conclusão de curso (Graduação e Engenharia Civil), Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil, 10 p.

Vale, A. C. A. da R (2017). Caracterização de bentonita sódica e estudo quimiométrico de sua sedimentação com polifosfato. Trabalho de conclusão de curso (Gradução em Química Industrial) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 66 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-387

Refbacks

  • There are currently no refbacks.