Informática básica na escola: uma experiência no ensino fundamental / Basic computer science at school: an experience in elementary school

Claudemir Cosme da Silva, Renata Makelly Tomaz do Nascimento

Abstract


O artigo resulta de uma experiência sobre o Projeto de Informática Básica na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Horizonte - Ceará, especificamente sobre sua aplicabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães - EMEF. Tem como objetivos apresentar o Projeto de Informática Básica na Escola, descrever o trabalho desenvolvido com o projeto no EMEF, o Deputado Federal Ulysses Guimarães e demonstrar uma nova metodologia para uma aula de informática que utiliza o site / aplicativo Simulado 10 . Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho de pesquisa teórica e prática, que será abordado em dois tópicos no decorrer deste estudo: O Projeto Informática Básica na Escola e Simulado 10: uma nova proposta para as aulas de informática. Chegamos assim à conclusão de que o mundo contemporâneo exige que use a comunicação digital e como crianças e jovens de hoje não podem desconsiderar o seu uso. Nesta concepção do Projeto de Informática Básica na Escola, é disponibilizado aos alunos o ensino fundamental ou o acesso como tecnologias digitais, permitindo habilitar-los para o uso de ferramentas diversas de computador, possibilitando a utilização do mesmo modo como instrumento facilitador da aprendizagem e inserção no mundo globalizado , oferecendo-lhes assim mais subsídios para o exercício de construção de sua cidadania.


Keywords


Informática Básica. Ensino Fundamental. Simulado 10. Formação Integral.

References


CAMPOS, Simone Ballmann de. O Impacto das Tecnologias no Cotidiano Escolar: em saber necessário na educação contemporânea. Florianópolis: PerCursos, v. 8, n. 1, p. 77-86, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/ percursos/article/viewFile/1515/1279. Acesso em: 09 dez. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012. p. 85-91.

LOPES, José Junio. A introdução da informática no ambiente escolar. Rio Claro: Clube do professor, 2004. Disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/ artigojunio.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.

PPP. Projeto Político Pedagógico:Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães. Horizonte-Ceará: Secretária Municipal de Educação de Horizonte, 2019.

Projeto Informática Básica na Escola. Horizonte-Ceará: Secretária Municipal de Educação de Horizonte, 2017.

Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/resultados/. Acesso em: 12 jan. 2020.

VESENTINI, Jose William. Para uma Geografia Crítica na Escola. São Paulo, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-366

Refbacks

  • There are currently no refbacks.