Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais Em Contexto Neoliberal / Social Inequalities and Public Policies in Neoliberal Context

Ruy D’Oliveira Lima

Abstract


Este trabalho objetiva analisar as políticas públicas dirigidas ao ensino médio/profissionalizante, relacionando-as com desigualdades sociais. Orienta-se pela revisão literária sobre educação médio/profissional na base de dados EBSCOLhost entre o período de 2010 a 2017, envolvendo contextos educacionais brasileiros do período. Considera-se que desigualdades sociais decorrem da forma relacional entre pessoas e instituições, que são historicamente reproduzidas e, por vezes, ampliadas no contexto escolar. O trabalho intenciona contribuir para a área da pedagogia, visto que a diminuição das desigualdades de aprendizagens no contexto educacional através de justas oportunidades  são desafios também da gestão escolar. Serão apresentados dados parciais de pesquisa referentes às consequências das reformas educacionais no ensino médio/profissional brasileiro. O recorte temporal considera parte do período de vigência PRELAC[1] 2010 a 2017. Identifica-se, a partir da revisão de literatura, a existência de rupturas pedagógicas no ensino médio que determinam aqueles que seguem rumo ao ensino superior e os que procuram carreiras técnicas/profissionalizantes para o possível ingresso no mundo do trabalho. A revisão literária aponta que organismos internacionais (BM; OIT; UNESCO)[2] protagonizam recomendações de normas educacionais neoliberais no país em tela.


[1] O PRELAC é o resultado do consenso entre os Ministros da Educação dos países da América Latina e Caribe sobre a situação da educação na região e sua projeção. Foi criado como contribuição estratégica para o cumprimento das metas do Programa ‘Educação para Todos’, principalmente em relação à promoção da qualidade da educação. Esse projeto objetiva promover mudanças nas políticas educacionais, de forma a assegurar o aprendizado de qualidade voltado ao desenvolvimento humano. O INEP participa do fornecimento das estatísticas nacionais quando solicitadas para subsidiar os trabalhos nas reuniões, especialmente por meio do Projeto Regional de Indicadores Educacionais da Cúpula das Américas (PRIE), que foi criado como um mecanismo de monitoramento dos objetivos levantados pela Cúpula das Américas e busca elaborar um conjunto básico de indicadores educacionais comparáveis nas Américas além de melhorar os sistemas regionais de estatísticas educacionais, publicar os indicadores e fomentar o seu uso na formação das políticas educacionais, tendo por objetivo contribuir com o progresso das tomadas de decisão e dos compromissos estabelecidos.

[2] Banco Mundial - BM; Organização Internacional para o Trabalho - OIT; Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.


Keywords


Desigualdades Sociais; Ensino Médio/Profissional; Políticas Públicas; PRELAC

References


BALL, S. J. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa – PR: UEPG, 2014.

COMAR, Sueli Ribeiro. Projeto principal de educação da América Latina e Caribe e projeto regional para educação: repercussões na política de avaliação em larga escala no Brasil. 2016. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, 2014.

DUBET, François. O que é uma escola Justa? a escola das oportunidades. São Paulo, Cortez, 2008.

EPT/PRELAC Educación de Calidad para todos. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000150272. Acesso em 26/05/2020

OREALC– Oficina Regional de Educação para a América Latina y el Caribe. Santiago, Chile. 2017. Disponível em: . Acesso em 11/11/2018.

SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.

UCZAK, Lucia Hugo. O PREAL e as políticas de avaliação educacional para a América Latina. 2014. 211 f. Tese (Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, RS2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-358

Refbacks

  • There are currently no refbacks.