Tratamento de água e misturas / Treatment of water and mixtures

Authors

  • Mariana Oliveira Fraga Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Acácia Maria dos Santos Melo
  • Cleyton Bispo Paulino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-346

Keywords:

aprendizagem, tratamento de água, sustentabilidade.

Abstract

A qualidade da água varia muito em regiões do Brasil, mesmo sendo um país rico em recursos hídricos. Em determinados locais a única saída para fazer o consumo da água é realizando métodos de filtração e separação, pois apresenta um grau considerável de impurezas pelas condições em que é encontrada. Pensando nisso, foi elaborada uma oficina a fim correlacionar os conteúdos de misturas com situações cotidianas, como, por exemplo, o tratamento de água. O resultado da oficina foi satisfatório, no qual promoveu uma interação entre os alunos e os responsáveis pela oficina, mas também entre os próprios alunos no processo de ensino e aprendizagem, onde, saíram satisfeitos consigo mesmo, motivados e encorajados.

References

GONCALVES, F. P. O tema “tratamento de água” em livros didáticos de química: uma análise à luz de uma abordagem CTS. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto/MG, 2014.

SILVA, P. S.; MORTIMER, E. F. O Projeto Água em Foco como uma Proposta de Formação no PIBID. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 240-247, 2012.

TOQUETTO, A.; LOPES, D.; SZPOGANICZ, B. P.; GONÇALVES, F. P. O tratamento de água em narrativas discentes: uma pesquisa na formação inicial de professores de química.

In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, Salvador/BA, 2012. TOQUETTO, A.;

Published

2020-04-27

How to Cite

Fraga, M. O., Melo, A. M. dos S., & Paulino, C. B. (2020). Tratamento de água e misturas / Treatment of water and mixtures. Brazilian Journal of Development, 6(4), 21392–21394. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-346

Issue

Section

Original Papers