O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning

Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini, Alessandra de Paula

Abstract


O ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional.

 

Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares


Keywords


Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares

References


AGUIAR, E.V.B. As novas tecnologias e o ensino de matemática. Disponível em:

Acesso em: 7 set. 2015.

ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BEHAR, P.A. (org). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2007.

DEVLIN, K. O gene da matemática. São Paulo: Record, 2004.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GOMES, J.; Velho, L. Fundamentos da computação gráfica. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-339

Refbacks

  • There are currently no refbacks.