Estudo de Tempos e Movimentos: um estudo de caso em uma empresa produtora de picolés na cidade de Belém/PA / Time and Motion Study: a case study in a producer of popsicles in Belém /PA

André Clementino de Oliveira Santos, Ana Elaje Azevedo Simões da Mota, Bárbara Heliodora Negreiros Salomão, Renato Augusto Pereira Archer, Matheus Amaral Damasceno

Abstract


Em um contexto onde a concorrência alcança níveis globais, a otimização da produção e redução de custos são fatores que se tornaram essenciais atualmente. A fim de aumentar a capacidade produtiva e identificar os gargalos para posteriores tomadas de decisão, foi aplicado um estudo de caso através do estudo de tempos e movimentos, por meio do qual foi possível tratar os dados, calcular os parâmetros utilizados e identificar e tratar os outliers, caso existissem. Desse modo, foram analisados os diversos gráficos e tabelas com o objetivo de identificar qual atividade, dentre as quatro necessárias para a produção de picolés, era o gargalo da produção que não permitia o aumento de sua capacidade produtiva. Assim, pôde-se concluir que o estudo apresentou uma tendência à padronização, além de que o gargalo encontra-se na atividade 02, no processo de enformação e, caso fosse investido naquela atividade, a capacidade aumentaria, fazendo do processo palitagem o novo gargalo. Além disso, foi observada uma ociosidade que poderia ser produtiva em outras áreas da sorveteria, já que picolé não é seu único produto vendido.

 


Keywords


Estudo de Tempos e Movimentos, Capacidade Produtiva, Picolé.

References


BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. Ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2008.

CASTRO, D; RAMOS, M; COSTA, D. Estudo de Tempos e Movimentos no Processo de Flow Rack em uma Empresa de Distribuição. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 32., 2012. Bento Gonçalves. Anais eletrônicos… Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 562 p. 2005.

OLIVEIRA, C.L.P.A. Análise e Controle da Produção em Empresa Têxtil, Através da Cronoanálise. 2009. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2009.

PEINADO, J; GRAEML A. R. Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: Unicemp, 2007.

PICANCO A. R. S; FRANCA F. S. A; CRUZ L. D. F; SANTOS L. F. Estudo de padronização e definição da capacidade produtiva de uma indústria de bebidas visando um controle mais eficiente do processo produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011. Belo Horizonte. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

SILVA FILHO, S. O. Estudo de Tempos e Métodos no Setor de Montagem de Estrutura ortopédica de uma Empresa de Colchões Magnéticos. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro de Tecnologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-308

Refbacks

  • There are currently no refbacks.