Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências no Ensino Fundamental II regular e na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Conselheiro Josino em Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro / Application of recreational activities involving mathematics and science discipline in regular Elementary School II and in the Education of Youth and Adults of the Municipal School Conselheiro Josino in Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro

Authors

  • Ingrid Carlos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-307

Keywords:

Lúdico, Ciência, Matemática.

Abstract

Diante o baixo rendimento da avaliação diagnóstica e dificuldades de aprendizagens em turmas do Ensino Fundamental - Regular e na EJA. Planejou-se e aplicou nas turmas atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências, para recuperar o rendimento dos alunos e possibilitar a minimização das dificuldades de aprendizagens. Este trabalho tem como fito explanar os benefícios da aplicação de atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências. O Lúdico com a interdisciplinaridade foi utilizado na prática escolhida, pois são fundamentais para a idealização de conhecimento nos estudantes, proporciona a eles reavivar a criatividade, estimular a aprendizagem, ampliar as habilidades cognitivas, sociais e faz com que os conceitos sejam concebidos com naturalidade e desenvoltura. As aulas interdisciplinares com a disciplina de ciências e matemática propiciaram a recuperação dos alunos com dificuldade nos conteúdos, melhorou o desempenho de turmas com rendimento baixo em avaliação diagnóstica e minimizou as dificuldades de aprendizagens dos conteúdos curriculares.

References

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de Matemática e a Geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, São Carlos. Disponível em: Acesso em: 22 de set 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 6. ed. São Paulo: CORTEZ,1994.

NEVES, Lisandra Olinda Roberto. O lúdico nas interfaces das relações educacionais. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm. Acesso no dia 24 de maio de 2018.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogos e sonhos imagem e representação. 3. Ed. Rio de Janeiro :Guanabara Koogan, 1978.

RODRIGUES, L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Universidade Católica de Brasília. 2004. Disponível em:. Acesso em: 22 jul. 2018.

Published

2020-04-24

How to Cite

Gomes, I. C. (2020). Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências no Ensino Fundamental II regular e na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Conselheiro Josino em Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro / Application of recreational activities involving mathematics and science discipline in regular Elementary School II and in the Education of Youth and Adults of the Municipal School Conselheiro Josino in Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, 6(4), 20809–20814. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-307

Issue

Section

Original Papers