Análise curricular dos cursos de educação física no estado do ceará / Curricular analysis of physical education courses in the state of ceará

Anna Paula Vieira Barboza, Heraldo Simões Ferreira, Maria Adriana Borges dos Santos, Manoela de Castro Marques Ribeiro, Paulo Gabriel Lima da Rocha, Tamires Albuquerque Sampaio, Thaidys da Conceição Lima do Monte

Abstract


O objetivo do presente estudo foi identificar a organização dos cursos de Educação Física no estado do Ceará e analisar as Matrizes curriculares no que se refere à Psicomotricidade como disciplina. O estudo tratou de uma abordagem quantitativa utilizando-se para tanto de uma pesquisa documental, a partir da utilização dos dados das IES cadastros junto ao MEC e da análise das Matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física no estado do Ceará. Os dados mostram que dos 47 (100%) cursos de Educação Física no estado do Ceará 37 (79%) são na modalidade presencial e 10 (21%) à distância. São ofertados por instituições privadas 35 (74%) e 12 (26%) públicas, sendo oferecidos em Universidade, Centro Universitário, Faculdade e institutos. Quanto ao grau acadêmico 30 (64%) são licenciatura e somente 17 (36%) bacharelado. No que se refere aos cursos de licenciatura presencial, foram identificados 21, destes apenas 9 ofertam em suas Matrizes curriculares a disciplina de Psicomotricidade. Diante dos achados, considera-se fundamental que as instituições de nível superior ofereçam a Psicomotricidade em seus currículos habilitando o profissional, ainda na formação inicial, a se apropriar deste conhecimento didático pedagógico.


Keywords


Currículo. Educação Física. Psicomotricidade.

References


Azevedo, A. C. B., e Malina, A. Memória do currículo de formação profissional em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências e Esportes, v. 25 (2), p. 129-142, 2004.

Carneiro, C. F., e Llauradó, C. C. O ensino da Psicomotricidade no Brasil: a construção de um panorama sobre os cursos de pós-graduação no território nacional. In: Carneiro, C. F.; Sousa, D. C.; Mila J., Psicomotricidade: pensamentos e produções Ibero-Americanos (p. 428- 455). Fortaleza: IMPRECE, 2016.

Garcia, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto editora. Portugal, 1999.

Darido, S. C., e Rangel, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Ferreira, H. S., e Queiroz, A. P. C. O Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza: EdUECE, 2010.

Kajihara, E. E. Psicomotricidade nos cursos de graduação. In: Congresso Brasileiro de psicomotricidade, Interfaces da psicomotricidade, Anais. (p. 290-294). Fortaleza-CE : Sociedade brasileira de psicomotricidade, 2007.

Soares, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís. (2), p. 6-12, 1996.

Sousa, D. C. Psicomotricidade: integração pais, criança e escola. Edições Livro Técnico. Fortaleza – CE, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-302

Refbacks

  • There are currently no refbacks.