O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School

Waldeilson Santana dos Santos, Rogério Soares Cordeiro, Elson Silva de Sousa, Reinaldo Lucas Cajaiba, Kleber Sales Pereira, Vilson de Almeida Sousa, Jesuino da Silva Costa Martins

Abstract


O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.


Keywords


Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.

References


ALMEIDA, Zuleika Catarina Guilherme de. Metodologia prática para o estudo de bactérias no ensino médio. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2013.

ATAIDE, Márcia Cristiane Eloi Silva. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento / tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001. 136 p.

BANTI, Rafael Silva. A utilização das Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências e Biologia. Monografia. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2012.

BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros de português. Revista Educação & Sociedade, n. 72, p. 11-30, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 mar 2020.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais: 3º e 4º ciclo do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 97p.

BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. Ciências: fácil ou difícil? – 2. ed. São Paulo: Editora Ática, p. 24-75, 2007.

CAMARGO, Susan Caroline; RIVELINI-SILVA, Angélica Cristina. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO Docência em Ciências. v. 2, n. 3, p.133-150, 2017.

CARVALHO, Irineide Teixeira de. Microbiologia básica. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Recife, 2010.

EGUTI, Claricia Akemi. A oralidade de José Cândido de Carvalho em o Coronel e o Lobisomem. Tese (Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

FARIAS, Maria Eloisa; BANDEIRA, Karoline dos Santos. O uso das analogias no ensino de ciências e de biologia. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 2, n. 3, p. 60 -71, 2009.

VIEIRA, Darlene Ana de Paula; FERNANDES, Nayara Cláudia de Assunção Queiroz. Microbiologia Geral. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

FREITAS, Deisi Sangoi; BRUZZO, Cristina. As imagens nos livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais [...]. Valinhos. Atas, CD-ROM. São Paulo: ABRAPEC, 1999.

INÁCIO, Cleoni Fanelli. Na escola com as histórias em quadrinhos. Comunicação & Educação, v. 9, n. 26, p. 101-104, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/download/37477/40191. Acesso em: 31 mar. 2017.

KAWAMOTO, Elisa Mari; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n.1, p 174- 158, 2014.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUPETTI, Karina Omuri; IWATA, Adriana Yumi. Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco. Revista Temporis(ação), v.16, n.2, 2016.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Introdução. In: BRASIL. História em Quadrinhos Um recurso de aprendizagem. Salto para o Futuro. Ano XXI, Boletim 01 Brasília: MEC, 2011.

MARTINS, Elisângela Karine. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2012.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Daisy Lara de Oliveira (org.). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

OLIVEIRA, Ronilço Cruz. O papel do gibi no processo de aprendizagem, na afetividade e nas emoções. 2007. Disponível em: http://www.ucdb.br/gibiteca/experiencia.php. Acesso em: maio 2017.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. A história em quadrinhos como recurso didático no ensino de indicadores da alfabetização científica nas séries iniciais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, VII. Anais [...]., 2009a. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0044-1.pdf. Acesso em: 03 mar. 2017.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. As histórias em quadrinhos como linguagem e recurso didático no ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, VII. Anais [...]. Florianópolis, 2009b.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) - UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009c.

TAMINO, Sonia. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para os processos de ensinar. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual de Londrina 2011.

TORTORA, Gerard J. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VILELA, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: Avanços, desafios e limites. Dissertação de mestrado. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-296

Refbacks

  • There are currently no refbacks.