Avaliação do impacto da implantação do bim em escritórios de arquitetura: estudo de caso no centro de estudos e projetos de engenharia da aeronáutica / Evaluation of the impact of the implementation of bim in architecture offices: case study at the center for aeronautics engineering studies and projects

Guilherme Zamboni de Almeida, Jéssica Pereira Cruz Brandão, Luiz Carlos Brasil de Brito Mello

Abstract


Este trabalho tem o objetivo de analisar as mudanças no processo projetual do Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica Brasileira, a partir da implantação da tecnologia de informação da construção, conhecida como plataforma BIM. Através de um estudo de caso, estudam-se dois projetos similares, utilizando o processo usual de projetação e com uso da metodologia BIM. Analisam-se, ainda, as mudanças culturais e as resistências que surgem com a adoção da nova plataforma. A partir disso, segue-se uma metodologia quantitativa por meio de questionários no qual busca obter informações sobre as mudanças efetivamente ocorridas na instituição. Os resultados do estudo demonstram que apesar da pouca familiaridade da equipe de projeto com o novo software houve melhorias em qualidade e em prazo de entrega. Portanto, a criação de um ambiente colaborativo está diretamente ligada com a melhoria continua dos processos organizacionais e, assim, corrobora para melhores resultados.


Keywords


BIM, ambiente colaborativo, equipe de projeto, mudanças culturais.

References


CTE, CENTRO DE TECNOLOGIA DE EDIFICAÇÕES. CTE – INTELIGÊNCIA 360°. 2012. Disponível em: .

FLORIO, WILSON. Contribuições do Building Information Modeling no processo de projeto em arquitetura. III Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção Civil. Porto Alegre, 2007.

HENRIQUES, ANDRÉ FILIPE PEREIRA. Integração do ProNIC em ambiente BIM – Um modelo para o trabalho em ambiente colaborativo. Dissertação (Mestrado), Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 2012.

KISCHEL, FÁBIO DURANTE. O uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) para gerenciamento de projetos – Gerente BIM, Monografia (Graduação), Universidade Estadual de Londrina, 2013.

MOREIRA, THOMAZ P. F. A Influência da Parametrização dos Softwares CAD Arquiteturais no Processo de Projetação Arquitetônica. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Brasília. 2008.

OLIVEIRA, RODRIGO CÉSAR FRANCESCHINI. Gerenciamento de projetos e a aplicação da análise de valor agregado em grandes projetos, Dissertação (Mestrado), Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2003.

REZENDE, PAULO EMÍLIO DE. Integração projeto-produção no processo de desenvolvimento de projeto: uma alternativa para melhoria da qualidade no setor da construção OAE. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-287

Refbacks

  • There are currently no refbacks.