Projeto de extensão saber sus: a educação como objeto transformador / Extension project to know sus: education as a transforming object

Danilo Alvin de Paiva Gonçalves Filho, Ana Julia Ferreira Chagas, Jusimar Martins Conceição, Mayane Oliveira Assis, Patricia Ordones Carvalho, Matheus Rodrigues Honorato, Ana Amélia Freitas-Vilela

Abstract


Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito social universal a ser garantido pelo Estado a assistência integral à saúde, porém muitas vezes o indivíduo desconhece o seu papel como usuário. O conhecimento do funcionamento do SUS pelo usuário e a capacidade de traduzi-lo em uma linguagem acessível, permite-lhe ter um papel ativo, garantindo uma melhor qualidade de atendimento. Dessa forma, a educação em relação ao nosso sistema de saúde é importante do ponto de vista assistencial. O conhecimento sobre as diferenças entre os níveis de atenção á saúde implica, na prática, um melhor direcionamento dos pacientes, auxiliando tanto quem recebe essa educação, quanto o próprio sistema de saúde que fica menos sobrecarregado. Objetivo: Promover a educação em saúde sobre o Sistema Único de Saúde á estudantes do ensino médio de Jataí-GO. Metodologia: As atividades ocorreram em escolas de ensino médio públicas e privadas do município de Jataí, Goiás. As ações basearam-se em dinâmicas divididas em cinco estações. Nelas, os estudantes de medicina abordaram temas relevantes sobre o SUS e que envolvem o cotidiano dos alunos. Os temas abordados foram: os mitos e verdades sobre a vacinação; a localização das UBS do município; os conceitos de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF); pra que serve e quando procurar uma UBS e uma UPA; as atribuições do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a classificação de prioridade de atendimento segundo as cores e os princípios e diretrizes do SUS. Resultados: Após delinear cada ação, pôde-se observar que as intervenções foram marcadas por uma ampla aceitação e participação dos alunos, os quais demonstraram um crescente interesse sobre os temas abordados. Muitos desconheciam o papel e a composição dos níveis de atenção à saúde, assim como o momento de procurar cada um deles. Ressalta-se, ainda, que não houve diferença de interesse entre os alunos da rede privada e pública, apesar dos alunos da rede pública relatarem uma maior experiência no âmbito dos serviços públicos de saúde. Conclusões: As estratégias adotadas na extensão são importantes para a divulgação do SUS, valorizando o seu princípio de participação da comunidade. Além disso, o projeto teve o papel de empoderar e transformar esses jovens a partir da educação, atuando, também, na formação de agentes multiplicadores do conhecimento.


Keywords


Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição. Adolescente.

References


BRASIL. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 20 set. 1990. Seção I, p. 18.055 Disponível em: . Acesso em: 12 jun 2019.

DA LOZZO, C. I. A.; BIANCO, M. H. B. C. O Sistema Único de Saúde (SUS) no ensino fundamental: Um estudo. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.14, n.2, p. 13- 22, jun. 2008.

GIOVANELLA, L. et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2 ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2012. 1100 p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação 2015. Disponível em:. Acesso em: 7 jun 2019.

PAIM, J. S. et al. The Brazilian health system: history, advances and challenges. The Lancet: Health in Brazil, v. 377, n. 9779, p. 1778-1797, may 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

PAIM, J. S. et al. Thirty years of the Unified Health System (SUS). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 23, n. 6, p. 1723-1728, June 2018 . Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2019.

PAIVA, C. H. A., TEIXEIRA, L. A. Reforma sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 21, n. 1, p.15-36, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-220

Refbacks

  • There are currently no refbacks.