Revitalização da coleta seletiva e realização de ações de conscientização para o correto descarte de resíduos no instituto federal do Paraná – campus Assis Chateaubriand / Revitalization of selective collection and performance of awareness actions for the correct disposal of waste at the federal institute of Paraná - campus Assis Chateaubriand

Caroliny Fernanda Tasarz de Souza, Karina Dias Espartosa, Natassia Jersak Cosmann

Abstract


Entidades públicas como instituições de ensino acabam gerando uma grande quantidade de resíduos sólidos, por isso a necessidade de correta disposição e destinação destes resíduos é uma exigência legal para estas instituições. Seguindo as disposições legais este trabalho teve como objetivo o reestabelecimento da coleta seletiva de resíduos sólidos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Assis Chateaubriand a fim de retomar o programa de coleta seletiva já existente anteriormente e que foi descontinuado. Para tanto foram realizadas a readequação e realocação das lixeiras existentes no campus para que passassem a estar disponíveis em kits de 3 lixeiras: verde para resíduos recicláveis, marrom para resíduos orgânicos e cinza para rejeitos. O campus  possuía 54 lixeiras com cores fora de um padrão (verde, marrom, cinza, vermelha, azul e etc.), a partir destas lixeiras foram formados 15 kits com as 3 cores padrão (verde, marrom e cinza) e ainda foram destinadas 12 lixeiras para os banheiros da instituição. Para que houvesse a correta destinação dos resíduos gerados foi reafirmada a parceria entre o campus e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis Chateaubriand (ACAMAR). E para que a comunidade acadêmica procedesse ao correto descarte, foram realizadas ações educativas. Dentre estas, a principal ação foi a preparação e apresentação de uma dinâmica teatral para turmas de estudantes ingressantes e que não estavam familiarizados com a coleta seletiva. Para as demais turmas foi preparado e distribuído um material instrutivo somada a realização de diálogos de orientação e conscientização em cada sala de aula. A conscientização e repasse de orientações aos servidores e funcionários terceirizados do campus foram feitos por meio de reuniões.  Considerando a efetiva participação da comunidade acadêmica, assim como a dos funcionários, além de treinamento, conscientização e readequação das lixeiras, o campus está apto a realizar e manter de maneira satisfatória a coleta seletiva em suas dependências.


Keywords


Educação ambiental, coleta seletiva, Instituição de ensino.

References


BITTENCOURT, Paula Tonnon. Nossa Senhora dos Resíduos em: NOSSA SENHORA, quanto resíduo! 2014. Disponível em :. Acesso em: 30 abr. 2018.

BRASIL. Decreto n. 5.940, de 25 de outubro de 2006 Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades na administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5940.htm>. Acesso em 21 mai. 2018.

COSMANN, N. J.; BECHLIN, K. R. K.; ESPARTOSA, K. D.; FIGUEIRA, E. P. P. . Implementation of a solid waste management plan in IFPR campus Assis Chateaubriand. In: 7º International Symposium on Residue Management in Universities, 2015, Curitiba. Anais do 7º International Symposium on Residue Management in Universities, 2015.

REVISTA GESTÃO E PRODUÇÃO. São Paulo: TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. 2006.

REVISTA SBEnBIO - número 9. Maringá: SOUZA, C.F.T; COSMANN, N. J. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental na questão dos resíduos sólidos. 2016.

SENADO FEDERAL. Rumo a 4 bilhões de toneladas por ano. 2014. Revista Em Discussão - Edição nº 22. Disponível em:. Acesso em 19 mai. 2018.

SILVA, A. O; et al. Diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos gerados no Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand. In: III Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR-DV, 217., 2015, Paraná. Anais eletrônicos ... Paraná UTFPR. Disponível em:. Acesso em: 01 mai. 2018.

SILVA, J.R.S; COELHO, B.E.N; SILVA, J;P. Plano de gerenciamentos dos resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior do Estado de Goiás. In: III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2012., Goiás. Anais eletrônicos. Disponível em:< http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/I-013.pdf>. Acesso em 28 out. 2018.

SLUM – Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió. Saiba os efeitos do descarte inadequado de resíduos. 2015. Disponível em:. Acesso em: 01 mai. 2018.

TOCCHETTO, Marta Regina Lopes; GONÇALVES, Paulo Bayard Dias. Coleta Seletiva Solidária UFSM. 2017. Disponível em: . Acesso em 21 mai.2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-191

Refbacks

  • There are currently no refbacks.