Logística reversa de embalagens: um estudo de viabilidade econômica em uma cervejaria / Reverse packaging logistics: an economic feasibility study in a brewery

Authors

  • Hilka Jacqueline Rodrigues Dias Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lorena Regina Jacinto
  • Daniel Pinho de Paula
  • Felipe Augusto de Castro Gomes
  • Luca Santos Gomes Machado
  • Luiz Flávio de Moraes Tamietti
  • Silvio Júlio Cavalcanti de Freitas
  • Bruno Christiano Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-165

Keywords:

Logística reversa. Sustentabilidade. Economia. Embalagens. Consumidor.

Abstract

Diante da possibilidade de escassez de recursos naturais e os impactos causados ao meio ambiente quanto a sua extração, destacam os programas de Logística Reversa como uma das possibilidades de economia destes recursos. Uma vez que essa atividade permite, a recuperação de resíduos sólidos e os transformam em matéria-prima, com mitigação dos impactos ambientais e prejudiciais à saúde humana. A Logística Reversa propõe um novo modelo de gestão de negócios, uma vez que, este segmento tem como finalidade operacionalizar o fluxo inverso na cadeia de suprimentos, onde os produtos podem ser reaproveitados ou até mesmo, reciclados. Neste cenário, este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da implantação de um programa de Logística Reversa de embalagens para a empresa e consumidor, além de apontar os benefícios gerados ao meio ambiente. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica enfatizando logística reversa, sustentabilidade, economia e reciclagem de embalagens de vidro. A pesquisa contou com um estudo exploratório em uma cervejaria, permitindo conhecer os processos da Logística Reversa de Embalagens. Com os resultados obtidos foi possível analisar os benefício econômicos, sociais e ambientais, com base em informações do processo, de modo que a empresa possa assistir e melhorar o equilíbrio desse tripé em seu processo produtivo, buscando garantir ou identificar necessidades de mudanças para alcançar a sustentabilidade.

References

AMBEV. Companhia de Bebida das Américas. Relatório de Sustentabilidade 2018. Disponível em: <http://www.ambev.com.br/> Acesso em: 14 de Jan. de 2020

FINK, A.; KOSECOFF, J. How to conduct surveys – a step-by-step guide. 2. ed. California: Thousand Oaks, Sage Publications, 1998.

MELO, L. Garrafa retornável é a arma da Ambev para driblar a crise. Revista Exame, 19 mai. 2016. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/garrafa-retornavel-e-a-arma-ambev-para-driblar-a-crise/>. Acesso em: 14 jan 2020.

MERRIAM, S. Qualitative research and case study application in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MELLO, T. B. Condições Competitivas e Estratégias de Mercados na Indústria Cervejeira no Brasil: Um Estudo de Caso da Companhia de Bebidas das Américas AMBEV de Santa Catarina - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PEREIRA, A. L.; BOECHAT, C. B.; TADEU, H. F. B.; SILVA, J. T. M.; CAMPOS, P. M. S. Logística Reversa e Sustentabilidade. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

PONTE, V. M. R.; OLIVEIRA, M. C.; MOURA, H. J.; BARBOSA, J. V. Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre balanced scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: AnpCONT, 1., 2007. Gramado. Anais... Gramado, 2007

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M.. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SANTOS, B. T. Gestão de Embalagens Retornáveis - Escola de Química dos Alimentos , Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.?

Published

2020-04-13

How to Cite

Dias, H. J. R., Jacinto, L. R., de Paula, D. P., Gomes, F. A. de C., Machado, L. S. G., Tamietti, L. F. de M., de Freitas, S. J. C., & Ferreira, B. C. S. (2020). Logística reversa de embalagens: um estudo de viabilidade econômica em uma cervejaria / Reverse packaging logistics: an economic feasibility study in a brewery. Brazilian Journal of Development, 6(4), 18905–18922. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-165

Issue

Section

Original Papers