Aspectos ecológicos no poema Eu e Meu Campina, de Patativa do Assaré: uma abordagem ecocrítica Ecological aspects in the poem Eu e Meu Campina, Patativa do Assaré: an ecocritical approach

Carla Nathali Cavalcanti Feitosa, Josivaldo Custódio da Silva

Abstract


Este artigo trata-se de uma análise ecológico-social do poema Eu e Meu Campina, de Patativa do Assaré,a fim de identificar os elementos naturais que se encontram e as relações delineadas em torno desses e dos seres humanos. A proposta desenvolvida no presente trabalho é traçar uma intersecção entre literatura e natureza, por meio da abordagem ecocrítica, tomando por base os estudos feitos por CheryllGlotfelty (1996) e, principalmente, Greg Garrard (2006). Nessepoema, será observado o meio como personagem atuante no poema, portanto, procurou-se abordar o homem inserido no seu contexto socioambiental, usando como fonte de pesquisa a literatura. A análise se desenvolveu a partir do método crítico-analítico e terá como ponto de partida a leitura do poema Eu e Meu Campina, de Patativa do Assaré. Foram analisados pontos da poesia que remetem a relação homem/natureza no que dizem respeito aos aspectos da vida do homem oriundos da influência do meio sobre este e da maneira do mesmo de lidar com a natureza, no qual constitui o corpus dessa pesquisa. Na poesia exposta, o autor descreve em seus versos sua visão a respeito da influência do meio sobre a vida do homem, partindo da reflexão acerca da ação humana sobre o meio natural até suas implicações ambientais, éticas e sociais. Esse poema é repleto de tropos ecológicos, que abarcam os seres humanos, animais, plantas, rios e as diversas interações entre esses elementos vivos que constituem o planeta Terra, trazendo um desenho social envolvendo as questões ambientais e as atitudes e responsabilidades humanas.

 


Keywords


Literatura Popular. Ecocrítica. Patativa do Assaré. Natureza.

References


ASSARÉ, Patativa do. Ispinho e Fulô. São Paulo: Hedra, 2005.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In. ________. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 169-191.

GARRARD, Greg. Ecocrítica. Trad. Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

NASCIMENTO, Paula Santos. Descortinamento de um novo ethos na poética de Patativa do Assaré: uma abordagem Ecocrítica. Dissertação de Mestrado em Literatura e Interculturalidade. Campina Grande: PPGLI/UEPB, 2012.Disponível em: Acessoem: 20 mar.2015.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade

entre os homens. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-138

Refbacks

  • There are currently no refbacks.