Interdisciplinaridade em liga acadêmica no ensino e assistência em ortopedia e fisioterapia / Interdisciplinarity in academic league in teaching and assistance in orthopedics and physiotherapy

Paulo Giordano Baima Colares, Julyana Almeida Maia, Julyana Almeida Maia, Leila Maria Machado Bezerra, Leila Maria Machado Bezerra, Paulo Henrique Palácio Duarte, Paulo Henrique Palácio Duarte, Mayara Paiva Lima, Mayara Paiva Lima, Victor de Souza Rangel, Victor de Souza Rangel

Abstract


O presente estudo objetivou relatar a experiência da Liga Acadêmica de Ortopedia vivenciada no projeto de extensão junto à comunidade assistida em uma unidade de nível secundário em saúde. Com abordagem qualitativa, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado em novembro de 2018 como atividade de extensão da Liga Acadêmica de Ortopedia dos cursos de medicina e fisioterapia da Universidade de Fortaleza como uma metodologia de atividade extramuros desenvolvida no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, localizado no município de Fortaleza– CE. Foi realizado um mutirão de um dia para atividades focadas na prevenção e no controle do pé diabético à população presente no local. Para tal, foi adotado um modelo de avaliação interdisciplinar para os alunos de fisioterapia e medicina realizarem os atendimentos, e materiais para as atividades de promoção à saúde. As dinâmicas foram desenvolvidas pelos alunos e professores em parceria e presença direta dos profissionais locais com o objetivo tanto de possibilitar aos alunos a vivência com o profissional formado quanto conduta terapêutica viável a ser realizada pela unidade, favorecendo a integralidade dos serviços prestados. As ações assistenciais foram: Auditório, Sala De Espera, Consultas e Orientações pós- consultas.


Keywords


Ensino. Educação médica. Promoção da saúde. Comunicação Interdisciplinar.

References


ALVES, C.R.L. et al. Mudanças Curriculares: principais dificuldades na implementação do PROMED. Rev. bras. educ. med. v. 37, n. 2. 157-166, 2013.

BOAS, R.V.V.; MORI, Z.C.S. Metodologias inovadoras: uma nova realidade que desafia a efetividade do direito social fundamental à educação e encontra limite na cidade inteligente (ideal). Revista Unicuritiba edu., Sergipe, v. 3, n. 40, 2015.

PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores – Unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2004.

_______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PIVETTA, H. M. F.; VOGT, M. S. L.; BADARO, A. F. V. Metodologia do ensino superior: uma experiência na pós-graduação lato sensu em fisioterapia. Cad. Edu. Saúde. São Paulo, v.1, n. 2, 2014.

SILVA S.A DA; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev Bras Educ Med. v. 39, n. 3, p:410- 417, 2015.

SOARES, D.G.; PINHEIRO M.C.X.; QUEIROZ D.M. Implantação da Puericultura e desafios do cuidado na estratégia saúde da família em um município do estado do Ceará. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, v.29, n.1, p.132-138, 2016.

STREETON, A. et al. Improving Nurse-Physician Teamwork: A Multidisciplinary Collaboration. Medsurg Nurs. V. 25, n.1, p:31-4, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-111

Refbacks

  • There are currently no refbacks.