Atlas de endodontia mecanizada como recurso didático em laboratório Pré-Clínico / Mechanized endodontics atlas as a teaching resource in Pre-Clinical laboratory

Reuton dos Santos Palheta Filho, João Victor Dias Crisóstomo, Beatriz Miller de Pinho, Danielle Porto Pinheiro, Aldo Angelim Dias, Aminthas Alves Brasil Neto

Abstract


Com o avanço da tecnologia, os instrumentos endodônticos também evoluíram e se estabeleceram entre os profissionais e principalmente, entre os graduandos de Odontologia. O presente estudo objetivou avaliar a compreensão e a confiança dos discentes em utilizar instrumentos endodônticos mecanizados e a necessidade de um material didático em auxiliá-los na fixação desse conteúdo. Metodologicamente, foram abordadas perguntas em um questionário para os alunos que concluíram a disciplina de Pré-Clínica IV da Universidade de Fortaleza na Plataforma Google Docs. Como resultados, pôde-se observar que a maior parte ainda não possuía confiança em utilizar tais instrumentos em pacientes, principalmente, devido a extensa sequência operatória de cada um. A utilização de um método ativo como um Atlas de Endodontia Mecanizada feito pelos monitores, com o passo a passo da sequência operatória de cada instrumento, seria uma opção viável, efetiva e de fácil acesso para auxiliar os discentes no aprendizado e no ganho de confiança para o futuro uso nos atendimentos clínicos. Desta forma, concluiu-se que a utilização do Atlas se mostraria eficaz e positivo para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina.


Keywords


Pré-Clínica. Atlas. Endodontia.

References


ALMEIDA, Leandro S.. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 6, n. 2, p. 155-165, Dec. 2002 . Available from . access on 18 Aug. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572002000200006.

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun, 2011.

CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Recurso Didático, I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 1-9, 2009.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2º ed. São Paulo: Editora Cortez, 1992.

NERICI, I. G. Metodologia do Ensino - Uma Introdução. 2º ed. São Paulo: Editora Atlas, 1981.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-098

Refbacks

  • There are currently no refbacks.