Determinação numérica e experimental da frequência natural de vigas de concreto armado / Numerical and experimental determination of the natural frequency of armed concrete beams

Filipe Bittencourt Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt Figueiredo, André Felipe Aparecido Mello, Luiz Antonio Farani de Souza, Leandro Vanalli

Abstract


Este artigo teve como objetivo apresentar algumas das metodologias empregadas na determinação da frequência natural das estruturas. Para tanto, escolheu-se como objeto de estudo uma viga biapoiada em concreto armado. O estudo da dinâmica das estruturas se justifica por existir uma grande preocupação com a ocorrência de vibrações excessivas, indesejáveis do ponto de vista estrutural, já que podem causar danos na estrutura devido ao alto valor dos esforços solicitantes provocados. Assim, para o conhecimento dos modos de vibração de uma viga biapoiada em concreto armado foi feita análise no programa ABAQUS®. Após análise, modelou-se em laboratório uma viga com mesmas propriedades e geometria para ensaio dos modos de vibração experimental com auxílio de um aparelho piezoeléctrico do tipo acelerômetro ADXL 345 para medição das acelerações instantâneas. Posteriormente as medições foi utilizado o MATLAB® para fazer a transformada de Fourier e encontrar as frequências naturais e só assim compará-las aos valores simulados numericamente pelo ABAQUS®. Os resultados desta pesquisa demonstraram-se satisfatórios, validando a análise com utilização de sensores do tipo acelerômetro e a modelagem numérica pelo ABAQUS® e que poderia ser aplicada para o estudo em estruturas mais complexas.


Keywords


Dinâmica, Vigas de concreto, Análise numérica, Vibrações.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

CRAIG, R. R. Structural Dynamics: An Introduction to Computer Methods. 1º ed. New York: John Wiley,1981.

VALENCIA, L. A. L. Controle de Vibrações em Vigas Metálicas com Distintas Configurações de Apoio Utilizando Amortecedores de Massa Sintonizados. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília.

MEIROVITCH, L. Elements of vibration analysis. Tokyo: McGraw-Hill, 1975.

MENÃO, M. C. Controle ativo de vibrações em vigas utilizando controle feedforward e elementos espectrais. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia civil) – Universidade Federal de Bauru, Florianópolis – SC.

PRAZZO, C. E. Análise modal de uma estrutura do tipo viga utilizando materiais piezelétricos (PVDF) como sensores. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Ilha solteira, São Paulo.

RAO, S. Vibrações Mecânicas. 4° ed. São Paulo: Pearson, 2008.

RODRIGUES, R. O. Análise dinâmica bidimensional não-linear física e geométrica de treliças de aço e pórticos de concreto armado. 1997. 275 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

SORIANO, H. L. Introdução à dinâmica das estruturas. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-095

Refbacks

  • There are currently no refbacks.