Comparação entre as vantagens da utilização de estrutura metálica e estrutura de concreto armado. / Comparison between the advantages of using metallic structure and reinforced concrete structure.

Douglas Henrique Oliveira, Renato Alberto Brandão Soares, Victor Hugo Diniz Santos

Abstract


Ao longo dos anos as estruturas metálicas vem conquistando seu lugar na construção civil, ainda que no Brasil a estrutura de concreto seja a mais conhecida e consequentemente a mais utilizada, tem havido uma preferência pelas estruturas metálicas. Pensando nisso, o artigo em questão visa fazer apresentar estas duas estruturas, fazendo uma comparação entre as vantagens da utilização da estrutura de aço da estrutura de concreto, de forma que a partir das vantagens levantadas, se possa evidenciar que qual estrutura é mais viável. A análise foi possível através do levantamento de informações por meio de pesquisa bibliográfica ao passo que, ao final são apresentados os resultados das comparações entre os sistemas, sendo avaliados critérios como: resistência, viabilidade econômica, desempenho e análise do custo-benefício.


Keywords


Concreto armado. Estrutura metálica. Construção Civil. Vantagens

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6118 (2003): Projeto

de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8800 (2008): Projeto

de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.

CARVALHO, Roberto Chust; FILHO, Jasson Rodrigues de Figueiredo. Concreto armado

segundo NBR 6118. São Paulo: EDUSFCar, 2005.

WALTER, Pfeil. Estruturas de aço: Dimensionamento Prático. 8º Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SANTOS, Rodolfo Freitas Dos. Análise Comparativa Entre Uma Edificação Com Estruturas de Aço-Carbono Com Perfis Laminados e Estruturas de Concreto Armado de Cimento Portland. TCC, Curso de Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, 100p. 2017.

LUIZ, Lucas Victor Alves; LEAL, Márcio Vinícius Rodrigues. Análise comparativa entre projetos de estruturas em aço carbono e estruturas de concreto armado. TCC, Curso de Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, 91p. 2018.

NASCIMENTOS, Isadora Cristina de Faria. Estudo de Vigas Mistas: Aço e Concreto. TCC, Curso de Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, 100p. 2017.

BEKAERT, Belgo. A Tecnologia na construção civil e seus desdobramentos, 2018. Disponível em: blog.belgobekaert.com.br/a-tecnologia-na-construcao-civil-e-seus-desdobramentos/

SILVA, Valdir Pignata; FRUCHTENGARTEN, Julio; CAMPELLO, Eduardo de Morais Barreto. Dimensionamento de Estruturas de Aço: Apostila para a disciplina PEF 2402 – Estruturas metálicas e de madeira. 2012. Disponível em: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/110863/mod_resource/content/0/apostila2012.pdf.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-086

Refbacks

  • There are currently no refbacks.