As representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidade / The representations of university teachers on the path of academic success at the university

Raelma Medeiros Dantas Ribeiro, Sandro Damião Ribeiro da Silva, Raquel Basílio dos Santos, Magda Maria Pinheiro de Melo, Isauro Beltrán Núñez

Abstract


Diante do cenário de alto índice de repetição e evasão nos cursos de Estatística, Física, Matemática e Química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse artigo objetiva identificar e caracterizar um representação dos professores sobre o sucesso acadêmico do aluno em sua trajetória na universidade. O estudo em torno da temática proposta requer a utilização de dados quantificáveis, em consonância com as teorias ou hipóteses de trabalho, considerando a importância do pensamento dos professores enquanto agentes transformadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 48 documentos dos cursos supracitados. Tal pesquisa é de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas analisadas referem-se à pergunta relativa ao objetivo deste trabalho. Essas respostas foram categorizadas e organizadas através das Análises Lexical e de Conteúdo e da Nuvem de Palavras. A partir deste estudo, use o número de série que, para os documentos, ou o sucesso acadêmico está atrelado ao bom aproveitamento, domínio do conteúdo, habilidades e competências voltadas para a profissão.


Keywords


Sucesso, Trajetória Acadêmica, Representação dos Professores.

References


ALMEIDA, L S. Transição, adaptação académica e xito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación: Universidade de Corunã, Corunã, v. 15, n. 2, p. 203-215, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CAMPOS, L. C; MARQUES, E. V. Educação a Distância: um estudo das Habilidades Tecnológicas e Desempenho do Discente. In: XXXVI Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, RJ. 2012. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_ADI1961.pdf. Acesso em: 26 set. 2018.

FIGUEIREDO, A.C. Processos de integração e afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

GIL, C. A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANJA, V. A. V. Tendências de Insucesso no Percurso Acadêmico do Alunado na UFRN. 2012. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MINAYO, M. C. S. O ensino do conhecimento. Pesquisa qualitativa em Saúde. 12. ed., São Paulo: HUCITEC, 2010.

NOGUEIRA, C. M. M.; FORTES, M. F. A. A importância dos estudos sobre trajetórias escolares na sociologia da educação contemporânea. Paidéia: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Ano III, n. 2, p. 57-73, 2004.

RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B. Formação, representações e saberes docente: Elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SALVIATI, M. Manual do Aplicativo Iramuteq. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em 28 dez. 2018.

SOARES, A. M.; PINHEIRO, M. R.; CANAVARRO, J. M. P. Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas. Revista Psychologica. Universidade de Coimbra, Coimbra, v. 58, n. 2, p. 97-116, 2015.

ZAGO, N. Agricultura familiar e destino sociais dos jovens – entre a permanência na agricultura e a busca de novos horizontes via escolarização”. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. Família e escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-074

Refbacks

  • There are currently no refbacks.