Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report

Emanuele Naiara Quadros, Nayara Queiroz de Santana, Renato Salla Braghin, Kleber Farinazo Borges, Diogo Bertella Foschiera, Cezar Grontowski Ribeiro

Abstract


Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos.


Keywords


Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica.- Brasília: MEC/ SEB, 2010.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico: movimento. Curitiba: SME, 2009.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. 2001

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3º Ed. - São Paulo: Phorte, 2005.

LE BOULCH, JEAN. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar/ Jean Le Boulch; trad. De Jeni Wolff.- Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MEDEL, Cássia Ravena Mulin de A. Educação Infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

OTONI, Barbara B. Valle. A Psicomotricidade na Educação Infantil. 2007. Disponível em: . Acesso em 10 ago. 2014.

TANI, Go. O processo de desenvolvimento motor. 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 Mar 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-060

Refbacks

  • There are currently no refbacks.