A moderna educação: ensino e aprendizagem da língua espanhola, metodologias, tendências e foco no aluno / Modern education: teaching and learning spanish language, methodologies, trends and focus on student

Fátima Fernanda Viturino Dantas, Antonio Carlos B.S. Neto

Abstract


A inclusão de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Línguas estrangeiras tem gerado, grandes e rápidas mudanças nas formas de interação e comunicação, pois proporciona ao professor de L2 um auxílio para revisar sua metodologia no processo educativo e ao estudante um espaço de intercambio social. O presente artigo tem como objetivo analisar o uso das NTIC ( Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) nas aulas de Língua espanhola como L2. Para tanto, e com base em princípios teóricos de vários estudiosos, faz-se uma síntese à pesquisa que é baseada e classificada como cientifica e básica. Desse modo pretende refletir sobre os desafios  entre o ensino e aprendizagem de ELE em uma cultura digital. A partir desse estudo verificou-se quais os desafios que a escola o professor e o aluno enfrentam diante dessas novas possibilidades de um “mundo digital”, levando em consideração recursos oferecidos e suas aplicabilidades para o melhor desenvolvimento nas aulas de línguas estrangeiras.


Keywords


Tecnologia Digitais, Ensino – Aprendizagem, Língua Espanhola, Desafio e possibilidades, Metodologia.

References


ÁLVAREZ, Guadalupe. Las nuevas tecnologías en el contexto universitario: sobre el uso de blogs para desarrollar las habilidades de lectoescritura de los estudiantes Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). v. 9, n.º 2, p.4 -13, jul,2012.

BEZERRA, Aline Vieira et al. Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. In. MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. A internet no ensino de línguas estrangeiras. Maceió: Edufal, 2004, p.10 - 71.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC ∕ Secretária de Educação Básica,2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O Sentido do aprendizado na área. Ensino médio. Brasília: MEC ∕ SEF,2000.

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1.ed. São Paulo:

Parábola Editorial, 2016.

DIAS, Costa Vanina. Ensinar e aprender em tempos de cultura digital.

Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 6, n.12, jul./ dez. 2016.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.

Campinas: Editora Papirus, 2012, p.44.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologias do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Pesquisa científica. 2 ed. Nova Hamburgo, Freevale, 2013, p.49 - 72.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p.24 - 29.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-059

Refbacks

  • There are currently no refbacks.