Representações tridimensionais enquanto cartografias complementares: ensaio acerca de uma experiência / Three-dimensional representations as complementary cartographies: essay about an experience

Romulo Augusto Pinto Guina, Diana Amorim dos Santos Silva, Diogo Fellipe de Souza Dórea

Abstract


O Passeio Público da cidade do Rio de Janeiro é considerado um marco na história da arquitetura e da paisagem por ser considerado o primeiro parque planejado do Brasil. Tombado pelo SPHAN em 1938, sua construção ocorreu entre os anos de 1779 e 1783, e seu desenho inicial foi concebido pelo Mestre Valentim, autor também das obras de arte nele presentes. Desde então a região é palco de sucessivas intervenções até a presente data, o que torna sua feição atual uma sobreposição de camadas da memória deste trecho da cidade – algumas legíveis, mas muitas outras, não. Com o intuito de contribuir com a documentação existente acerca da memória urbana, este trabalho pretende apontar resultados obtidos a partir da pesquisa desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 acerca da reconstituição das transformações da morfologia urbana do Passeio Publico e do seu entorno através de diferentes tipos de representações tridimensionais.


Keywords


Design e arquitetura. Cultura e sociedade. Passeio Público. Representações tridimensionais. Cartografias alternativas.

References


CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Espaços da arte brasileira/ Mestre Valentim. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.

CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. Portugal, Edições 70, 2008.

FUSS, Peter. 1904-1978. HELLER, Géza. 1902-1992. LECHOWSKI, Bruno. 1887-1941. Rio: capital da beleza. Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Urbanismo. Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.

HUTCHISON, Edward. O desenho no projeto da paisagem: tradução Denise de Alcântara Pereira. – Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012.

LATIF, Miran de Barros. Uma Cidade no Tropico - São Sebastião do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Agir. 1965.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-055

Refbacks

  • There are currently no refbacks.