Arquitetura vernácula nas cidades históricas Levantamentos de danos em edificações tombadas: Estudo de caso da igreja Nossa Senhora do Rosário em Caeté / Vernácula architecture in historic cities Damage surveys in building buildings: Case study of the Nossa Senhora do Rosário church in Caeté

Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Cynara Fiedler Bremer, Camila Mara de Brito Bomfim, Francielle Ferreira Santos

Abstract


Neste trabalho, foi realizado um estudo das manifestações patológicas ocorridas em um patrimônio histórico, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Caeté/MG. O desenvolvimento do artigo se deu a partir de uma inspeção visual que é o primeiro ensaio não destrutivo a ser realizado quando em uma perícia ou em um simples levantamento de danos de uma edificação. A utilização dessa ferramenta é indispensável na preservação das edificações históricas, no entendimento da ocorrência das manifestações patológicas e no tratamento das mesmas. Desta maneira, o trabalho descreve a metodologia adotada para observação e objetiva avaliar o estado de conservação do bem imóvel por meio do levantamento de danos, que identifica e define as origens das patologias. Posteriormente, serão analisados os dados levantados e indicados diretrizes para os problemas em estudo.


Keywords


Patrimônio Histórico Construído; Manifestações Patológicas; Inspeção Visual.

References


ARÊDE, A.; COSTA, A. Inspecção e diagnóstico estrutural de construções históricas: algumas contribuições da FEUP. In: A intervenção no patrimônio. Práticas de conservação e reabilitação. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, 2003.

BORDIN, Fabiane; MORESCO, Joana Michelon; VERONEZ, Mauricio Roberto; KULAKOWSKI, Marlova Piva. Termografia Infravermelha na detecção de manifestações patológicas em fachadas com revestimento argamassado. Anais do 11º Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas. Junho de 2015.

BRITO, L. D. Patologias em estruturas de madeira: metodologia de inspeção e técnicas de reabilitação. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas)- Universidade de São Paulo, USP. São Carlos, Brasil, 2014, 502 p.

GIL, Augusto Masiero; FERNANDES, Bruno; PACHECO, Fernanda; PRAGER, Gustavo. Análise das manifestações patológicas em uma edificação do patrimônio histórico por meio de Termografia Infravermelha e Inspeção Visual - estudo de caso. Anais do 11º Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas. Junho de 2015. ISSN 000-0000.

GIONGO, Leonardo Casales. Análise de Processo Corrosivos de Armaduras em Edificações de Concreto Armado. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

HELENE, P. R. L. Introdução a corrosão das armaduras. In: Daniel Véras Ribeiro (Org.). Corrosão em estruturas de concreto armado: teoria, controle e métodos de análises. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014

IEPHA. CONSELHO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DELIBERAÇÃO CONEP Nº 20/2018.

Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte: Capela de Nossa Senhora do Rosário – Caeté (MG) / Coordenação: Mônica Eustáquio Fonseca. Belo Horizonte: Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, 2016. 602p. il. (Inventário; 101).

MAGALHÃES, A. C. – Patologia de rebocos antigos. LNEC, Cadernos de Edifícios, nº 2, Outubro de 2002.

PERES, Rosilena Martins. Levantamento e identificação de manifestações patológicas em Prédio Histórico – um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Programa em Pósgraduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2001.

PELLERIN,R F.; ROSS, J.. Nondestructive Evaluation of Wood. Forest Products Society, Madison, WI, USA, 2002.

SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Inventário nacional de bens móveis e integrados: Capela de Nossa Senhora do Rosário, Caeté, Minas Gerais. Brasília: Ministério da Cultura, 1987.

TINOCO, J. E. L. Mapa de Danos Recomendações Básicas.Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. Textos para Discussão – Série 2: Gestão de Restauro. Olinda, 2009.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-046

Refbacks

  • There are currently no refbacks.