Análise do tempo de resposta das ocorrências no saa em 2018 da companhia de saneamento do Pará em Belém do Pará / Analysis of the response time of occurrences in saa in 2018 of the sanitation company of Pará in Belém do Pará

Bruno Penna Hachem, Antônio de Noronha Tavares, Alessandra Machado Noronha, Wagner Monteiro Lucena, Juliana Cristina Ferreira de Lima, Ana Rosa Bezerra Cardoso, Evelyn Thaís Abreu de Souza, Elenilce Monteiro de Freitas, Rosemary Rebelo Pereira, Marcello Ádamis Andrade

Abstract


A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Apesar de abundante no Brasil, sendo um dos países com maior disponibilidade hídrica do mundo, alguns Estados ainda enfrentam crises de abastecimento de água. De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB, 2014), considera-se atendimento adequado de abastecimento de água aquele que garante algumas características prioritárias, como o fornecimento de água potável sem intermitências. As ocorrências no sistema de abastecimento são classificadas de acordo com seu tempo de resposta, que está relacionado a execução dos serviços por parte da prestadora.O presente trabalho tem como objetivo analisar o tempo de resposta das ocorrências informadas pela prestadora de serviços, COSANPA, para a agência reguladora municipal, AMAE, com a finalidade de avaliar os possíveis déficits no abastecimento. Através das análises conclui-se que mais de 2/3 dos atendimentos são de curto prazo, o que mostra uma eficácia na prestação, no entanto, ainda apresenta resultados que podem ser aprimorados.

 

 


Keywords


Saneamento Básico. Abastecimento de Água. Regulação.

References


BELÉM. (2013) Plano municipal de saneamento básico de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Belém – Pará. Belém: Prefeitura Municipal de Belém do Pará.

BRASIL, BELÉM DO PARÁ. Contrato de programa para a prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário que entre si firmam o município de Belém e a Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA, N° 001/2015, 11/11/2015.

CORTES, Pedro Luiz et al. Crise de abastecimento de água em São Paulo e falta de planejamento estratégico. Estud. av., São Paulo, v. 29, n. 84, p. 7-26, Aug. 2015. Available from . access on 15 Mar. 2019.

RELATÓRIOS TÉCNICOS-OPERACIONAIS. Acompanhamento das ocorrências de rede geral e eletromecânicas, AMAE, Belém, 2018.

SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS (1997) - Ministério do Meio Ambiente – Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, 33 páginas – Brasília – DF.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-038

Refbacks

  • There are currently no refbacks.