Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability

Larissa Sales Martins Baquião, Sônia Tereza Ângelo, Anelise Melo Bernardes da Costa, Ana Laura Gerônimo Dias, Jatniel Vilas Boas Constâncio

Abstract


Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional.


Keywords


Cuidado Pré-Natal; Educação em Saúde; Educação Técnica em Enfermagem.

References


ALMEIDA, J. M. et al. Prática educativa no cuidado ao coto umbilical: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v.10, p. 4383-8, 2016.

GAÍVA, M. A. M.; PALMEIRA, E. W. M.; MUFATO, L. F. Women’s perception of prenatal and delivery care in cases of neonatal death. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, 2017.

LINHARES, E. F.; MARTINS, L. A.; DIAS, J. A. A. Educating for taking care of the newborn: prevention of omphalitis and neonatal tetanus - experience report. Journal of Nursing UFPE, v. 8, n. 7, p. 2539-44, 2014.

MAYOR, M. S. S. et al. Avaliação dos Indicadores da Assistência Pré-Natal em Unidade de Saúde da Família, em um Município da Amazônia Legal. Revista Cereus, v.10, n. 1, p. 91-100, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-018

Refbacks

  • There are currently no refbacks.