O uso das HQS em sala de aula: uma abordagem comparativa numa escola municipal na cidade de Picos-PI / The use of HQS in the classroom: a comparative approach at a municipal school in the city of Picos-PI

Authors

  • Josuer Pedrosa Pereira
  • Leneilson Sousa Silva
  • João Mathews de Carvalho Rodrigues
  • Westerson Moura Santos
  • Francisco José Dias da Silva
  • Gabriel Eidelwein Silveira
  • Tamires Eidelwein
  • Monica Pagel Eidelwein

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-482

Keywords:

História em Quadrinhos, Ensino de História, Ensino Fundamental.

Abstract

O artigo se pontua em analisar de forma comparativa a utilização da ferramenta história em quadrinhos em sala de aula, numa aula de História do Brasil, abrangendo o tema História das Grandes Navegações. Por meio empírico, compreender como os discentes se vinculam com a metodologia de ensino que lhes são postas e analisar como a absorção de conteúdos se difundem por dois métodos apresentados na pesquisa. O primeiro, uma abordagem convencional de ensino, na qual os alunos já têm contato e, no segundo, uma abordagem por utilização da ferramenta em história em quadrinhos (HQs). Este estudo está fundamentado nas obras de autores que escrevem sobre a temática em questão, o que dar a este trabalho um teor de cientificidade. Nesta análise, pôde-se compreender que a forma tradicional é eficaz, contudo, aponta algumas dificuldades na compreensão dos conteúdos pelos alunos. Nota-se, porém, como os HQs instigam uma participação maior com os conteúdos apresentados, resultando em uma aula mais prazerosa para os discentes e uma compreensão mais fácil de termos, datas e conceitos mais complexos.

 

References

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

McCLOUD, Scott. Understanding Comics: the Invisible Art. Nova York: Harper Collins, 1993.

NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Marta Regina Paula da. Dez considerações para professores que desejam trabalhar com histórias em quadrinhos. In: SANTOS, Neto, Elydio dos; SILVA, (Orgs). História em quadrinhos. 2011.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS, São Paulo, n. 27, p. 81-95. jan./abr. 2012.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SOUZA, Fernanda Setti Ulson de. Aprendizagem Baseada em Problema: seria essa uma metodologia de ensino possível de ser aplicada ao Ensino Fundamental ? Campinas, SP: [s.n.], 2012 Disponivel em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000897611 Acesso em: 17 set.2019.

Published

2020-03-30

How to Cite

Pereira, J. P., Silva, L. S., Rodrigues, J. M. de C., Santos, W. M., Silva, F. J. D. da, Silveira, G. E., Eidelwein, T., & Eidelwein, M. P. (2020). O uso das HQS em sala de aula: uma abordagem comparativa numa escola municipal na cidade de Picos-PI / The use of HQS in the classroom: a comparative approach at a municipal school in the city of Picos-PI. Brazilian Journal of Development, 6(3), 16257–16266. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-482

Issue

Section

Original Papers