As marcas do Byllyng na mente e no coração/ The brands of Byllyng in mind and heart

Authors

  • Luçany Silva Bueno

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-470

Keywords:

Marcas, Bullying, Mente, Coração.

Abstract

Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Infelizmente, é uma palavra que está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que, atualmente, estão sendo detectados nas escolas e colégios, e que estão levando muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterradoras. Durante muitos anos esse tipo de situação passou despercebida; entretanto, agora tem sido foco de atenção por parte de várias pessoas e autoridades no assunto. Entre as crianças menores, é comum que as brigas estejam relacionadas às disputas de território, de posse ou de atenção. Estudos na Psicologia afirmam que, por volta dos dois anos de idade, há uma primeira tomada de consciência de ‘quem EU SOU’. E perto dos três anos, as crianças começam a se identificar como um indivíduo diferente do outro, sendo possível que uma criança seja alvo ou vítima de bullying. Pronto, se a criança não externa isso de alguma forma está instalado aí um trauma, e esse trauma, se não for resolvido, vai acompanhar essa criança no transcorrer de toda a sua vida e ela estará sempre procurando as razões por não ser feliz, por ter vergonha de si mesma, por ter dificuldades de relacionamentos, dentre outros. Faz-se importante encontrar uma forma de expressar essa dor, mágoa, angústia, medo, mas, em geral, as pessoas que estão em volta sequer percebem o que está acontecendo na mente e no coração dessas crianças, e isso se torna uma bola de neve ao longo da vida. Os segmentos religiosos atualmente têm se mostrado sensíveis a esse contexto na vida das pessoas e criado oportunidades para que elas sejam libertas de suas mazelas, tornando-se indivíduos realizados e prósperos.

References

Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. 4.ed.2009. Barueri-SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2011. 1664p.

CAMARGO, Orson. Bullying Brasil Escola. Disponível em http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm acessado em 10 de julho de 2015.

DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução, prefácio e notas de João Cruz Costa. São Paulo: Ed de Ouro, 1970. Disponível para download em: Domínio Público e eBooket -IntraText René Descartes - e-books.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10. ed. Revista e ampliada. Petrópolis: Vozes, 2008.

MORIN, Edgar. O Método I - A Natureza da Natureza. Porto Alegre: Sulina, 2003.

_____. O Método 2 - A Vida da Vida. Porto Alegre: Sulina, 2001.

_____. O Método 3 - O Conhecimento do Conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2002.

_____. O Método 4 - As ideias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2002.

_____. O Método 5 - A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2003.

_____. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

NAMIE, Gary e NAMIE, Ruth. Bullying no trabalho. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

_____. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010

http://dicionariodoaurelio.com/felicidade. Acessado em 10 de setembro de 2015.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Felicidade. Acessado em 10 de setembro de 2015.

http://www.dicio.com.br/. Acessado em 10 de setembro de 2015.

Published

2020-03-30

How to Cite

Bueno, L. S. (2020). As marcas do Byllyng na mente e no coração/ The brands of Byllyng in mind and heart. Brazilian Journal of Development, 6(3), 16090–16099. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-470

Issue

Section

Original Papers