A infância na pintura de Velázquez: enfoques iconográficos e históricos em Philippe Ariès e João dos Santos / Childhood in Velázquez painting: iconographic and historical approaches in Philippe Ariès and João dos Santos

Authors

  • Regiane Rodrigues Araújo
  • Carlos Alexandre Holanda Pereira
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-145

Keywords:

Infância. Velázquez. Philippe Ariès. João dos Santos.

Abstract

Analisar as concepções de infância, por meio das narrativas icnográficas do século XVII, e articular com as teorias constituídas na atualidade são atos desafiantes e, ao mesmo tempo, instigantes, por essas ações tratarem de elementos históricos e estéticos. Este estudo objetiva refletir sobre a infância ou a ausência dela na pintura do período Barroco, a partir dos quadros que retratam as crianças. Para isso, utilizamos elementos puramente visuais, além de traçarmos um paralelo com a concepção de infância na modernidade. O método adotado foi a a/r/tografia, com base nos estudos de Dias (2013, p. 25), ao explicar que “a a/r/tografia é uma forma de representação que privilegia tanto o texto (escrito), quanto a imagem.” Também fizemos uso de Irwin (2013), que comenta ser essa metodologia consolidada por meio das configurações artísticas textuais. Optamos pelo citado método, pelo fato de trabalharmos com a leitura de imagens, o que torna a arte uma das nossas principais fontes de pesquisa. Contamos, ainda, com o estudo bibliográfico baseado nos escritos de Philippe Ariès (2006) e João dos Santos (1991), sendo este considerado o alicerce histórico e sociológico para desenvolvermos a temática. As reflexões finais apontam que a primazia da arte sobre a imaterialidade do tempo revela-se na mística do movimento da vida e na perpetuação dos fatos históricos, sociais e políticos. Os enfoques contemporâneos de Philippe Ariès e João dos Santos sobre a tônica desta investigação significaram reconhecer que tudo tem uma história e um passado, que deve ser articulado com o presente, na perspectiva de um futuro no qual a infância seja um direito e não um privilégio.

References

ABRIL. Velázquez. Abril Coleções; tradução de Mônica Esmanhotto e Simone Esmanhotto. – São Paulo: Abril, 2011. 160 p- (Coleção Grandes Mestres; v. 12).

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

MARTINS, Raimundo. Metodologias visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação – II: O falar das letras. 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

Published

2020-03-11

How to Cite

Araújo, R. R., Pereira, C. A. H., & Holanda, P. H. C. (2020). A infância na pintura de Velázquez: enfoques iconográficos e históricos em Philippe Ariès e João dos Santos / Childhood in Velázquez painting: iconographic and historical approaches in Philippe Ariès and João dos Santos. Brazilian Journal of Development, 6(3), 11703–11712. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-145

Issue

Section

Original Papers