Educação do campo: Desafio da unidocência/ Field education: Unidocence challenge

Authors

  • Marinilda Corrêa Sardinha
  • Mara Rita Duarte de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-277

Keywords:

Educação do Campo – Escola – Classes multisseriadas.

Abstract

O presente artigo surgiu a partir de nossas experiências relacionados a pesquisa na educação do campo no Baixo Tocantins, assim nosso objetivo é apresentar o debate que temos realizados nos últimos anos a cerca da realidade da escola do campo e a unidocência, elementos fundamentais para entendermos a educação do campo no atual contexto educacional. Os estudos apresentados em nossa análise abarcar a complexidade da escola do campo, assim como busca mostrar que o  vem sendo feito é insuficiente para e a atender às  necessidades das comunidades campesinas. Com isso, a análise apresentada faz parte de um exaustivo estudo teórico sobre a educação do campo realizado a partir dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e pesquisa Memória Formação Docente e Tecnologia, da Universidade Federal do Pará.

References

ARBOLEDA, Vicky Colbert de. Marco de referência da Escola Ativa In: ADURRAMÁN, Wilson León, et.al. Escola Ativa: Capacitação de professores. Brasília/MEC, 1999. p. 17 a 32.

ARROYO, Miguel (Org). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Edições Loyola 1991.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em e movimento In: BENJAMIM, Cezar e CALDART, Roseli Salete. Projeto Popular e Escolas do Campo. 2ª edição. Brasília: DF: Articulação Nacional por uma educação no Campo, 2001. (Coleção Por um a Educação Básica no Campo nº 3).

DAMASCENO, Maria Nobre. A construção do saber pelo camponês na sua prática produtivo e política In: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (Coords.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p 53 a 73

DAVIS, Claudia e GATTI, Bernadete. Questões sobre o desempenho de alunos de escolas rurais no nordeste e o seu contexto sociocultural In: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (Coords.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p. 137 a 173

MARTINS, José de Souza Martins. A valorização da escola e do trabalho no meio rural In: WERTEIN, Jorge e BORDENAVE, Juan Diaz (orgs). Educação rural no terceiro mundo: experiências e novas alternativas. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 249 a 289.

OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. A escola Rural da Vila da Paz um ensaio etnográfico/Mara Rita Duarte de Oliveira. – Belém: UFPA- Centro Agropecuário/ Embrapa Amazônia Oriental, 2003.

Published

2020-02-27

How to Cite

Sardinha, M. C., & Oliveira, M. R. D. de. (2020). Educação do campo: Desafio da unidocência/ Field education: Unidocence challenge. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9049–9056. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-277

Issue

Section

Original Papers