Projeto arcade: desenvolvimento de jogos na atuação de um futuro melhor através da informática e cidadania / Projeto arcade: desenvolvimento de jogos na atuação de um futuro melhor através da informática e cidadania

Authors

  • Matheus Araujo Dantas
  • Wellynson Luan Arruda Soares
  • Luize Cristina da Silva
  • Francisco Marcelino Almeida de Araujo
  • Marcos Vitor Castelo Branco
  • Deymes Silva de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-235

Keywords:

Arcade, Educação, Jogos, IoT, Empreendedorismo

Abstract

O Projeto Arcade baseia-se em uma ma´quina de fliperama, que visa através do entretenimento fomentar a produçãoo local de desenvolvimento de jogos eletrônicos (games).   O projeto oferece um curso de desenvolvimento de games para alunos de escolas pu´blicas, uma vez que tais cursos não são encontrados facilmente.  Por conseguinte, os alunos terão de criar um jogo, afim de ser indroduzido na máquina, proporcionando o ensino sobre desenvolvimento de jogos abrangendo conhecimentos da computação, empreendedorismo, marketing e trabalho em equipe, dando ao aluno formado uma visão empreededora. Acompanhado de um sistema de IoT (Internet Of Things), informando total transparência de todos os recursos adquiridos e métricas dos jogos servindo de feedback para os desenvolvedores.

References

Bender, W. N. (2015). Aprendizagem baseada em projetos: educac¸a˜o diferenciada para o se´culo XXI. Penso Editora.

Bomfoco, M. A. and de Abreu Azevedo, V. (2012). Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na visão de jp gee. RENOTE, 10(3).

Fardo, M. L. (2013). A gamificac¸a˜o aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, 11(1).

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G. A. M., Seixas, L. M. J. d., Santos, N. d. S. R. S., Cunha, V. V. d., Klemann, M., et al. (2007). Estrate´gias pedago´gicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educac¸a˜o [recurso eletroˆnico]. Porto Alegre, RS.

Savi, R. and Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benef´?cios e desafios.

Renote, 6(1).

Silva, L. F., Pinheiro, M. D., Santos, R. R. d., and Schimiguel, J. (2016). O crescimento dos jogos no mercado mobile e suas acessibilidades. Revista Cariben˜a de Ciencias Sociales, (2016 02).

Published

2020-02-20

How to Cite

Dantas, M. A., Soares, W. L. A., Silva, L. C. da, Araujo, F. M. A. de, Branco, M. V. C., & Aguiar, D. S. de. (2020). Projeto arcade: desenvolvimento de jogos na atuação de um futuro melhor através da informática e cidadania / Projeto arcade: desenvolvimento de jogos na atuação de um futuro melhor através da informática e cidadania. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8462–8465. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-235

Issue

Section

Original Papers