Memórias da arquitetura modernista alagoana: a casa de Zélia Maia Nobre/ Memories of alagoan modernist architecture: the house of Zélia Maia Noble

Authors

  • Letícia Ramalho
  • Adriana Manhas
  • Josemary Ferrare

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-209

Keywords:

arquitetura modernista, memória, narrativa.

Abstract

Este trabalho surgiu com a intenção primordial de recuperar as memórias de uma casa modernista construída em Maceió nos anos 1960 pela arquiteta Zélia Maia Nobre, para viver com a família, que hoje se encontra em ruínas. A residência, construída no inicio dos anos 1960, não foi a primeira onde a arquiteta utilizou elementos modernistas, mas é a única que resiste – ainda que em estado de degradação avançado – dentre tantas construídas até a década de 1970 que comungavam a mesma linguagem arquitetônica. Apesar disso, em virtude da ausência de preservação da arquitetura modernista, pouco restou das obras da arquiteta, especialmente das residências. O objetivo deste artigo é recuperar memórias da vivência em casas modernistas por meio das narrativas de pessoas que vivenciaram os espaços. Em decorrência da impossibilidade de visitar a edificação escolhida para estudo, dado seu estado de degradação, decidimos criar imagens, desenhadas a partir das memórias de Lucia e Noemia Coelho, vizinhas e amigas da família; Rosa Maia Nobre Piatti, Manoel Maia Nobre moradores e filhos de Zélia e Vinícius Maia Nobre, arquiteta e engenheiro e proprietários da casa. Recorremos à história oral como suporte metodológico por entender que por meio dela reuniria narrativa e memória, visto que as duas são o ponto de encontro entre o presente e o passado. As narrativas trouxeram recordações que costuram as memórias da arquitetura modernista em diversos detalhes – construtivos e funcionais, e as vivências do cotidiano. Contudo, os desenhos produzidos apontaram para um olhar distanciado da casa, as perspectivas, ainda que produzidas de maneiras livre, intuitiva, seguindo a ordem das vivências que mais me chamaram a atenção, as perspectivas refletem este distanciamento do espaço; fato que pretendo investigar em estudos posteriores.

References

AMORIM, Luiz. Obituário Arquitetônico: Pernambuco modernista. Recife: FUNCULTURA, 2007.

BENÉVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 3ª edição, 1997.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Escavar e recordar. In: Imagens de pensamento - Sobre o haxixe e outras drogas. Edição e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembrança de Velhos. 14 ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BORGES, Adão de Souza; FERRAZ, Maria das Graças. Narrativas e fotografias: memórias do tempo vivido na rupina “Casa e Bazar de Izidoro Cunha Júnior”, em Santana do Capim-PA. Iluminuras, Porto Alegre, v. 16, n. 39, p. 243-262, jan./ago. 2015.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica, ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Estudo Nobel, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 1ª edição, 2017.

FERRARE, Josemary Omena Passos. Memorial Acadêmico. UFAL. Maceió, 2017.

FERRARE, Josemary Omena Passos; MEDEIROS, Elaine Albuquerque. Representações de modernidade na “Praia da Avenida” – Maceió: pontuando o passado, o presente (e o futuro?). In: 4º Seminário Docomomo Norte/Nordeste Arquitetura em cidades “sempre novas”: modernismo, projeto e patrimônio, 2012, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2012.

NASLAVSKY, GUilah. Arquitetura Moderna em Pernambuco 1945-1970. Uma Produção com Identidade Regional?. In: 5º Seminário Docomomo Brasil Arquitetura e Urbanismo Modernos: Projeto e Preservação, 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: SAP/EESC/USP, 2003.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2002.

SILVA, Maria Angélica. Arquitetura Moderna: A Atitude Alagoana. Maceió: SERGASA, 1991.

Published

2020-02-19

How to Cite

Ramalho, L., Manhas, A., & Ferrare, J. (2020). Memórias da arquitetura modernista alagoana: a casa de Zélia Maia Nobre/ Memories of alagoan modernist architecture: the house of Zélia Maia Noble. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8128–8147. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-209

Issue

Section

Original Papers