Um estudo sobre a violência escolar e suas consequências / A study on school violence and its consequences

Authors

  • Geany Carla Barros Silva
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-176

Keywords:

Consequências, Indivíduos, Educação.

Abstract

Esta pesquisa trata-se de uma revisão sistemáticas de várias literaturas, que tem por objetivo demostrar as consequências que a violência no ambiente escolar, propicia aos indivíduos observados,com um real e atual levantamento de informações de suma importância que alavancará a curiosidade do leitor que provavelmente irá se questionar sobre o caminho que a educação está percorrendo, onde os educandos e os educadores já não conseguem percorrer esse trajeto em uma linha paralela  munidos dos mesmos objetivos e ideais.

References

Ana Carolina Costa Carvalho, Trabalho docente e adoecimento de professores do ensino fundamental em um município da zona da mata mineira. Viçosa, 2014.

Ayana Raquel Pereira de Lima, Sinais do desconforto no exercício da docência pública em Recife e Olinda (1860-1888). Recife, 2014.

Bianca Valente Medeiros, Síndrome de Burnout e a centralidade do trabalho na docência: estudo de caso numa universidade pública. (Natal, 2011).

Biazze Sideli, Estresse, burnout e estratégias de enfrentamento: um estudo com professores de uma instituição educacional privada de São Paulo. São Paulo, 2013.

Caroline Lúcia Cantarelli Rhode, Qualidade de vida no trabalho sob a perspectiva de professores de ensino superior. Santa Maria, 2012.

Carina José Berenguer Gouveia, Burnout, ansiedade e depressão nos professores. (Lisboa, 2010).

Cláudia Alexandra Rodrigues Andrade, Inteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º ciclos e secundário RAM. Dissertação. 2013.

Cristiane Magalhães Ferreira, Adoecimento psíquico de professores. Um estudo de caso em

escolas estaduais de educação básica numa cidade mineira. (2011).

Flaviane Farias Sudário Pereira, Indicadores de mal-estar docente em escolas públicas municipais de Salvador. (Bahia, 2011).

Gláucia Fabri Carneiro Marques, As condições do trabalho docente e o processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. (Juiz de fora, 2010).

Graciele Ferreira de Oliveira, Prazer e sofrimento no trabalho de professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do DF. Brasília, 2014.

Guadalupe de Moraes Silva, Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da rede pública estadual de Sergipe. São Cristovão, 2014.

Isabel Alexandra dos Santos Aniceto do Carmo David, Burnout em professores: a sua relação com a personalidade, estratégias de coping e satisfação com a vida. (Lisboa, 2011).

Jaqueline Marafon Pinheiro, A Interferência das doenças laborais na prática educativa sob a ótica dos professores do ensino médio. Frederico Westphalen, 2014.

Liciane Diehl, Conhecimento de professores sobre a síndrome de burnout: processo, fatores de risco e consequências, em dois estudos nesta pesquisa. Porto Alegre, 2013.

Lília Aparecida Campos Ribeiro Barbosa, O professor já desistiu de trabalhar? Discutindo aspectos da síndrome de burnout em Diamantina. Diamantina, 2013.

Luiz Carlos Gomes Júnior, Síndrome de Burnout e sua relação com condições de trabalho, estado nutricional e de saúde em professores do ensino médio estadual. (Viçosa, 2010).

Maelison Silva Neves, Trabalho docente e estresse: um estudo com professores do IFMT– CUIABÁ. Cárceres-MT. 2014.

Patrícia Dalagasperina, O estresse e a síndrome de em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul. (São Leopoldo, 2012).

Roberto Menezes Bezerra Dias, Índice de capacidade para o trabalho e satisfação com a profissão: Um estudo relacional com docentes de uma instituição pública de ensino superior. Natal, 2014.

Robney Gonçalves. Qualidade de vida no trabalho: um estado de caso com professores de escolas municipais do ensino fundamental de Contagem-MG. (Belo horizonte, 2011).

Sara Fernandes dos Santos, Burnout e diferenças de género em professores. (Lisboa, 2011).

Sirlande do Carmo Rodrigues, Ser professor em tempos de crise de identidade e mal-estar docente: as autoras representações de professores de uma escola pública de Garanhuns, PE – Brasil. Lisboa, 2014.

Talitha Estevam Moreira Cabral, O processo de adoecimento do magistério público primário no início do século XX: indícios do mal-estar docente nos grupos escolares mineiros (1906-1930). Minas Gerais, 2014.

Vera Lúcia Gama Mendonça, Estresse ocupacional e fadiga como preditores da síndrome de Burnout em médicos docentes. Maceió, 2013.

Yara Magalhães dos Santos, Do mal-estar docente de professores do ensino médio: contribuições de Nietzsche e Freud. 2012.

Maria Luísa Henriques Costa, Stress Docente e Hábitos de Vida. (Lisboa, 2011).

Rúbia Mariano Carneiro, Síndrome de burnout: um desafio para o trabalho do docente universitário. (Anapólis, 2010).

Mariana Cristina Silva, A síndrome de burnout e o trabalho de professores de uma escola pública mineira do ensino fundamental. Belo Horizonte, 2013.

Marília Souza Andrade Dias, Absenteísmo docente: manifestação do fenômeno na rede municipal de educação de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. 2012.

Published

2020-02-17

How to Cite

Silva, G. C. B., & Coutinho, D. J. G. (2020). Um estudo sobre a violência escolar e suas consequências / A study on school violence and its consequences. Brazilian Journal of Development, 6(2), 7718–7731. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-176

Issue

Section

Original Papers