Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility

Authors

  • Carmen Silvia Maia de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-137

Keywords:

Museus, Patrimônio, Arte Contemporânea

Abstract

Esse texto pretende realçar e ao mesmo tempo discutir o viés educador e a capacidade inclusiva da arte contemporânea que por vezes já se apresenta em seus modos de inserção no campo da cultura e da arte. A partir de alguns exemplos concretos, tal como Cildo Meireles e Shirley Paes Leme, a arte contemporânea elabora atravessamentos que são eles mesmos educadores, sobretudo quando levantam questões e não bandeiras. As manifestações contemporâneas de arte e museus esbarram em limites que são eles mesmos razão de se fazer perguntas e de alargar fronteiras políticas. O Museu da Maré e o Muf (Pavão, Pavãozinho e Cantagalo) propõem largas discussões com o campo da museologia e com os limites da arte e da cultura.

Os marcos da análise foram a discussão do conceito de técnica e paisagem, além de práticas artísticas e culturais, tendo Roger Chartier como referência, além da vivência da autora quando parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram-RJ). Toda a análise é costurada pela presença dos espaços heterotópicos de Michel Foucault. Apenas virtual no início do texto, mas extremamente presente no final, são eles que norteiam a dobra entre inclusão/exclusão e esses espaços diferenciados urbanos, intensificados no Muf e no Museu da Maré.

References

CHARTIER, Roger. A história cultural – entre práticas e representações. Algés. Ed. Difel.São Paulo. Col. Memória e Sociedade. 2002.

CRESWELL, Robert. Técnica. Enciclopédia Einaldi. Lisboa. Ed. Imprensa Nacional.1984

LEME, Shirley Paes. Heterotopias Cotidianas: uma reflexão. 19 Encontro da Associação Nacional de Artistas Plásticos (Anpap). Salvador. 2010

Foucault, Michel.Sur l´autres espaces, heterotipies. Revue Architecture, Mouvement,Continuité. N.5. Paris. 1984

NETO, Alfredo Veiga. Dominação violência poder e educação escolar em tempos de império. Org Alfredo Veiga Neto e Margareth Rago. Figuras de Foucault. Ed Autentica.Belo Horizonte. 2006.

PASSETI, Edson. Heterotopias, anarquismo e pirataria. Org Alfredo Veiga Neto e Margareth Rago. Figuras de Foucault. Ed Autentica.Belo Horizonte. 2006.

ROLNIK, Suely. Arquivo para uma obra-acontecimento. In:org. Cristina Freire. Arte Contemporânea – preservar o quê?. Publicação Seminário Internacional Arte Contemporânea: preservar o quê? São Paulo. Mac/Usp. 2014.

Published

2020-02-13

How to Cite

Paiva, C. S. M. de. (2020). Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility. Brazilian Journal of Development, 6(2), 7206–7216. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-137

Issue

Section

Original Papers