Pré projeto de revisão integrativa de literatura: ações de enfermagem ao idoso com depressão/ Pre literature integrative review project: nursing actions to the elderly with depression

Haysa Calzavara Malacrida, Ana Caroline Oliveira Gomes, Vanessa Midori Kurata, Giovana Aparecida de Souza Scolari Francisco, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Lígia Carreira

Abstract


A depressão pode levar a diversos prejuízos que afetam diretamente o cotidiano do indivíduo, como o déficit da memória e atenção, que compromete a capacidade para o desenvolvimento de atividades de vida diária e a interação social. Destaca-se o papel do enfermeiro na estimulação do idoso com sintomas depressivos e dentre suas funções estão as de cunho educativo e preventivo, podendo ser realizada através de diversas ações, como orientações sobre os sintomas depressivos e interação social e familiar, e a realização de atividades de estimulação cognitiva. Ao ponderar que a depressão trata-se de um problema de saúde pública e o conhecimento científico sobre essa temática está concentrado principalmente nos fatores de risco e tratamento para a doença, justifica-se a importância da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta revisão cujo objetivo é identificar a produção científica em publicações da área da saúde, sobre as intervenções de enfermagem voltadas ao idoso com sintomas depressivos. A busca das publicações será realizada no período de outubro a novembro de 2017 nas bases de dados Scopus (Elsevier) e Lilacs, com os descritores “Cuidados de Enfermagem”, “Idoso” e “Depressão”, buscando responder a seguinte questão: “Qual o conhecimento científico em publicações da área da saúde, sobre as intervenções de enfermagem voltadas ao idoso com sintomas depressivos?”. Esse estudo trará subsídios suficientes para nortear a assistência de enfermagem a essa população visando à melhora da saúde mental e qualidade de vida dos idosos que apresentem sintomas depressivos.


Keywords


Cuidados de Enfermagem; Depressão; Educação em Saúde; Idoso.

References


ALMEIDA, M. F. I. et al. Depressão do idoso: o papel da assistência de enfermagem na recuperação dos pacientes depressivos. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 1, n. 11, 2014.

BEARD, J. R. et al. The World report on ageing and health: a policy framework for healthy ageing. Lancet, v. 387, p. 2145-2154, may. 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Indicadores sociais [acesso 14 nov 2016]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/ populacao/censo2010/indicadores_sociais_municipais/indicadores_sociais_municipais_tab_uf_zip.shtm

ERCOLE, F. F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 18 n. 1, p. 9-11, 2014.

EULÁLIO, M. C. et al. A estrutura latente da depressão em idosos: uma análise taxométrica. Caderno de Saúde Pública, vol. 31, n. 3, p. 555-564, mar. 2015.

LIMA, A. M. P. et al. Depressão em idosos: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 6, n. 2, 2016.

MARTINS, R. M. A depressão no idoso. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 34, p. 119-123, 2016.

NÓBREGA, I. R. A. P. Fatores associados à depressão em idosos institucionalizados: revisão integrativa. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. 105, p.536-550, abr-jun. 2015.

SANTOS, A. A. P. et al. O papel do enfermeiro na promoção do envelhecimento saudável. Espaço para a Saúde-Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 15, n. 2, p. 21-28, 2014.

SOARES, C. B. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 2, p. 335-345, 2014.

VALENTE, G. S. C. et al. Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso com doença de alzheimer e transtornos depressivos. Revista de enfermagem UFPE on line-ISSN: 1981-8963, v. 7, n. 5, p. 4103-4111, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-365

DOI (PDF (Português (Brasil))): https://doi.org/10.34117/%25