Design de um Catamarã de Transporte Urbano para o Rio Capibaribe / Design of an Urban Transport Catamaran for the Capibaribe River

Authors

  • Ênio Lustosa Roriz
  • Cesar Augusto Salhua Moreno

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-360

Keywords:

Projeto Conceitual, Catamarã, Rio Capibaribe, Uso adequado das águas, Metodologias de projeto, Mobilidade.

Abstract

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto conceitual de uma embarcação de transporte de passageiros para à navegação no Rio Capibaribe. Para ser utilizada como alternativa de meio de transporte público, visto que Recife é uma cidade com grandes congestionamentos. Porém, é uma cidade agraciada com diversos recursos naturais, por exemplo ser cortada por rios, sendo assim, alguns autores denominam a cidade de ‘‘Veneza Brasileira’’. O principal Rio é o Capibaribe, que percorre aproximadamente 14 km dentro do Recife. Este trabalho utiliza como base o Projeto Navega Recife, desenvolvido pela Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, para o qual estava previsto a construção de 13 embarcações com capacidade de 86 passageiros. Este projeto tem como objetivo a locomoção de passageiros que poderiam ser transportados na rota compreendida entre o shopping Tacaruna à BR 101, nas mediações da Avenida Caxangá. Esta rota é dividida em dois corredores: norte e oeste. As etapas de desenvolvimento do projeto são estruturadas mediante um fluxograma, elaborado para atender aos requisitos exigidos pelo projeto Navega Recife. O início das etapas do projeto se deu com a determinação das dimensões da embarcação, em seguida a forma, arranjo geral, topologia estrutural, estabilidade, sistema propulsivo, finalizando com a avaliação econômica. Como resultado, é desenvolvido o projeto de uma embarcação de fibra de vidro, com 14 metros de comprimento e com capacidade para 86 pessoas, onde deve levar em média 36 minutos para percorrer os 11 km de percurso do corredor oeste.

References

ABREU, D. Investimentos federais em hidrovias e ferrovias caem mais de 70% nos últimos seis anos. Disponível em: <https://goo.gl/yLhX7T>. Acesso em: 7 nov. 2017.

ALMEIDA, C. E & BRIGHETTI, G. Navegação Interior e Portos Marítimos. Notas de Aula PHD 523. São

AMERICAN BUREAU OF SHIPPING. HIGH-SPEED CRAFT. 2017.

ANGÉLICA, M. A Ponte no Papel?: Atravessando a História de Recife nos Mapas dos Séculos XVII e XVIII. 2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413 Iluminância de interiores. 1992

CAMARA, C. M. et al. Navegação Fluvial em Áreas Urbanas. 2014

CAMARA, E. Rios do Recife – Entenda a Veneza Brasileira. Disponível em: <http://visitarecife.com.br/rios-do-recife/>. Acesso em: 23 out. 2018.

CAVALCANTI, M. Governo abre nova licitação do projeto de navegabilidade do Capibaribe. Disponível em: <https://goo.gl/xxEdw8>. Acesso em: 7 nov. 2017.

COSTA, Luiz Sergio Silveira. As Hidrovias Interiores no Brasil. 2º edição, Editora Femar, 2001.

COSTA, Luiz Sergio Silveira. As Hidrovias Interiores no Brasil. 2º edição (2001) Editora Femar.

DE ARAUJO, B. et al. Impactos Sócio- Espaciais do Transporte de Passageiros no Projeto de Navegabilidade do rio Capibaribe: Estação Dois Irmãos (BR-101, SHOPPING NORTE). Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, 1 fev. 2015.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Projeto Rios da Gente. (Secretaria das Cidades), Recife: 2016.

HOLANDA, M. O. A Legislação Ambiental e a Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe: os Paradigmas Socioambientais do Baixo Curso. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional) - Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2012.

KWAKERNAAK, L. et al. Contra-rotating propellers. 2012

LEWIS, E. Principles of Naval Architecture. Jersey: The Society of Naval Architects and Marine Engineers, 1988.

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, P. E A. C. Transporte 2016. BRASÍLIA: 2008.

NASCIMENTO , N. Sem controle, poluição do Rio Capibaribe ameaça espécies. LeiaJá, Recife, p. 1-2, 16 mar. 2017. Disponível em: https://m.leiaja.com/noticias/2017/03/16/sem-controle-poluicao-do-rio-capibaribe-ameaca-especies/. Acesso em: 22 jul. 2019.

NASSEH, J. Manual de Construção de Barcos. 4a ed. Rio de Janeiro: 2011.

NOTES, M. What is gross tonnage, net tonnage, light ship or light weight, dead weight tonnage? Disponível em: <http://marinenotes.blogspot.com/2012/07/what-is-gross-tonnage-net-tonnage-light.html>. Acesso em: 6 jun. 2018.

POMPERMAYER, F.; NETO, C.; PAULA, J. Hidrovias no Brasil: Perspectiva Histórica, Custos e Institucionalidade. 2014

ROCHA, E. G.; SOUZA, C. A.; DALFIOR, V. A. O. Estudo de Viabilidade Econômica Financeira. 2016.

RORIZ, E. L. Projeto Conceitual de uma Embarcação de Passageiros para Navegação no Rio Capibaribe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação) – Curso de Engenharia Naval, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Recife, 2018.

SANTANA, W. A.; TACHIBANA, T.-I. Caracterização dos elementos de um projeto hidroviário, vantagens, aspecots e impactos ambientais para a proposição de metodologias técnico-ambientais para o desenvolvimento do transporte comercial de cargas nas hidrovias brasileiras. Engevista, v. 6, n. 3, p. 75–85, 2004.

SANTOS, B.; FERRINHO, P.; ROMÃO, M. Malha Hidroviária: um Modo de Transporte ainda Pouco Explorado. 2011

São Paulo, SP: EPUSP, 2001.b. 71 p. FIALHO, G. O. M. Navegação no Brasil.

SOARES, R. Recife, a capital com o trânsito mais lento do País de novo. Disponível em: <https://goo.gl/XqRQ4d>. Acesso em: 23 out. 2018.

SOPRANIS, R. V. Catamarán para transporte de pasaje en aguas abrigadas. [s.l.] Escuela Técnica Superior de Ingenieros Navales, 2010.

Published

2020-01-31

How to Cite

Roriz, Ênio L., & Moreno, C. A. S. (2020). Design de um Catamarã de Transporte Urbano para o Rio Capibaribe / Design of an Urban Transport Catamaran for the Capibaribe River. Brazilian Journal of Development, 6(1), 4985–5000. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-360

Issue

Section

Original Papers