A aplicabilidade do projeto “Coleção Cadernos de Bioquímica”/ The applicability of the project “Biochemistry Notebooks Collection”

Fernanda Pitt Balbinot, Bruna Borges Rodrigues, Cláudio Roberto Meira de Oliveira, Ana Lúcia Soares Chaves, Luciano do Amarante, Denise dos Santos Colares de Oliveira

Abstract


No atual sistema de ensino-aprendizagem vivenciado no Brasil é possível notar a presença da metodologia do que Paulo Freire chamara de “Educação Bancária” – uma educação que é simplesmente “um ato de depositar, onde os educandos são os depositários e o educador o depositante”. Esse processo leva o educando a uma assimilação parcial e temporária de conceitos, que não serão construídos em sua estrutura cognitiva e se tornarão informações dispersas. Para contrapor a defasagem provocada por esse sistema, tem-se o conceito de metodologia ativa, a qual se utiliza da problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo motivar o discente diante do problema, levando-o ao contato com as informações e à produção do conhecimento para solucionar os impasses e promover o seu próprio desenvolvimento. Assim, o educando deixa de ser um depositário e passa a ser o sujeito da construção do seu conhecimento. As disciplinas da área de Bioquímica são, tradicionalmente, consideradas como das mais difíceis pelos alunos nos primeiros semestres de seus cursos de graduação. O seu estudo exige do aluno uma capacidade de abstração, além de conhecimentos prévios de outras ciências para um bom desenvolvimento da disciplina. É, pois, fundamental que todo conteúdo, desde seu início, seja demonstrado da forma mais visual, palpável e interativa possível, para que cada informação seja construída pelo estudante mais efetivamente na sua estrutura cognitiva e torne o aprendizado de outras informações futuras também mais efetivo. É nesses pilares que o projeto Coleção Cadernos de Bioquímica se ancora, possibilitando que o educando disponha de um material onde possa interagir de forma dinâmica tanto com o professor quanto com suas anotações e rotas metabólicas. O objetivo deste trabalho é demonstrar como as bases deste projeto são consideravelmente aplicáveis conforme o interesse e opinião dos educandos a cerca das mesmas, para que o material possa ser devidamente utilizado dentro e fora da Universidade. Foram aplicados questionários em uma amostra não probabilística tomada a esmo de turmas das diversas disciplinas da área de Bioquímica – sendo todas contempladas – no CCQFA (UFPel). As variáveis inseridas eram perguntas que possibilitassem traçar um perfil dos educandos e confirmar as hipótese básica e hipóteses secundárias. Posteriormente, estes questionários foram inseridos na ferramenta de banco de dados SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e, por fim, analisados. Dada a participação de diversos estudantes, contemplando todas as disciplinas de Bioquímica oferecidas na UFPel, pôde-se constatar em números expressivos que o material proposto pelo referido projeto têm alta aplicabilidade na comunidade acadêmica e para fora dela.


Keywords


Cadernos de Bioquímica, ensino de Bioquímica

References


PATTO, M. H. S. (organizadora). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed. Casa do Psicólogo. São Paulo. 1997.

MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE. Aprendizagem Significativa em Revista. V1(3), pp. 25-46. 2011.

COVIZZI, U.D.S., LOPES-DE ANDRADE, P.F. Estratégia para o ensino do metabolismo dos carboidratos para o curso de farmácia, utilizando metodologia ativa de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. Artigo B. N° 01/2012.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 2° ed. Atlas. São Paulo. 1990.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-338

Refbacks

  • There are currently no refbacks.