Modelagem da dinâmica evolutiva da qualidade da água na Baía do Guajará - Belém-PA/ Modeling of the evolutionary dynamics of water quality in Guajará Bay - Belém-PA

Leonardo Garcia da Silva, Gracielly Emerique de L. da Silva, Alexandre Barros da Silva, Rafaella de Souza Menezes

Abstract


No presente trabalho analisou-se a dinâmica evolutiva da qualidade da água na orla de Belém com a baía do Guajará e o rio Guamá, de acordo com o regime de maré, coletou-se amostras em oito pontos ao longo da orla de Belém e em cada ponto de amostragem foi realizada uma coleta em cada momento da maré. Realizou-se as análises das amostras no Laboratório de Águas e Esgoto do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM.  Os dados de qualidade da água foram analisados em conjunto com uma simulação computacional e modelagem hidrodinâmica do escoamento da baía do Guajará.  A modelagem hidrodinâmica foi importante para uma compreensão mais apurada da dinâmica evolutiva da qualidade da água ao longo da baía do Guajará. Observou-se que os regimes de marés de sizígia e quadratura são fundamentais para a dinâmica da qualidade da água da baía, pois essas marés influenciam fortemente os regimes de escoamento, o que afeta diretamente a dinâmica da qualidade da água. Nos resultados obtidos, os níveis de sólidos dissolvidos, oxigênio dissolvido e condutividade ficaram dentro da faixa do valor permitido pela resolução do CONAMA 357/05 em todos os momentos da maré, com exceção de dois pontos. Os níveis de turbidez permaneceram dentro do permitido para águas doces de classe 2 de acordo com o CONAMA 357/05. Já os dados de cor ficaram fora da norma estabelecida, apenas os pontos P7 e P8 da campanha de agosto corresponderam à resolução do CONAMA 357/05, nos dados de DQO também houve variações nas análises.


Keywords


Modelagem hidráulica, Dinâmica evolutiva, Qualidade da água, baía da Guajará.

References


BARROS, Maria de Lourdes Cavalcanti. et. al. A Water Flow Pattern Analysis of Guajará Bay – Amazon Estuary – Brazil. J. of the Braz. Soc. of Mech. Sci. & Eng., Belém, 2011.

BARROS, Maria de Lourdes Cavalcanti. Calibração de um modelo hidrodinâmico da baía do Guajará. Belém, 2005, 189 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro Tecnológico, Universidade Federal do Pará.

MESQUITA, Andre Luiz Amarante; BLANCO, Cláudio José Cavalcante; SENA, Manoel José dos Santos. Modelagem hidrodinâmica do escoamento no Contexto do projeto orla Belém. Relatório Técnico. Belém, 2006. No Prelo.

CONAMA. Resolução nº 354, de 17 de Março de 2005, alterada pelas resoluções 410/09 e 430/11. Conselho Nacional de Meio Ambiente, 2011.

LIBÂNIO, Marcelo. Fundamentos de Qualidade e Tratamento da Água. Ed. Átomo, 3ª Edição, Campinas – São Paulo, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-333