Resolutividade do atendimento interprofissional no tratamento oportuno de complicações da diabetes –um relato de caso / Resolutivity of interprofessional service in the opportunity treatment of diabetes complications - a case report

Authors

  • Danila Araújo e Silva
  • Luísa Caroline Costa Abreu
  • Cauê Sousa Cruz e Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-326

Keywords:

Crítica, Mídia, Cultura da violência, Hermenêutica, Alteridade.

Abstract

Objetivo: Evidenciar o potencial resolutivo da atenção integral em paciente portador de diabetes mellitus no contexto da atenção primária. Relato de caso: Paciente, do sexo masculino, portador de diabetes e ferida de pé diabético é assistido por equipe interprofissional, que propõe tratamento oportuno e resolutivo, a fim de se evitar desfechos indesejáveis e acolher todas sua complexidade, enquanto indivíduo único. Considerações finais: Ao observar o referido caso, aprecia-se a importância da colaboração interprofissional, pois assim aliam as competências de profissionais diversos e suas percepções acerca do paciente na elaboração de proposta terapêutica personalizada. Isso corrobora para receptividade e adoção do paciente ao tratamento, bem como promove impactos na otimização de recursos do sistema público de saúde, ao minimizar as intervenções da atenção secundária, de maior custo. 

References

Brasil. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Brasília-DF, Brasil.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. 2012. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Araújo, M. B. D. S., & Rocha, P. D. M. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & saúde coletiva, 2007, 12, 455-464.

Organização Mundial da Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento. Brasília, 2018.

Peduzzi, M. The SUS is interprofessional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 199-201, 2016.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília, 2013.

Souza R M P & Costa P P. Da Costa M V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. Nova Formação em Saúde Pública aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Rio de Janeiro, 2019.

Published

2020-01-28

How to Cite

Silva, D. A. e, Abreu, L. C. C., & Silva, C. S. C. e. (2020). Resolutividade do atendimento interprofissional no tratamento oportuno de complicações da diabetes –um relato de caso / Resolutivity of interprofessional service in the opportunity treatment of diabetes complications - a case report. Brazilian Journal of Development, 6(1), 4561–4565. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-326

Issue

Section

Original Papers