Diseño incremental de experiencias interdisciplinarias: uma experiência no curso de sistemas de informação/ Diseño incremental de experiencias interdisciplinarias: an experience in the course of information systems

Adriana Paula Zamin Scherer, Lianderson Franco Brum, Letícia Silva Garcia

Abstract


O presente artigo é um relatório sobre a realização de um projeto interdisciplinar implementado com um grupo de estudantes de graduação em Sistemas de Informação em uma faculdade particular. O projeto foi criado de acordo com a metodologia "Design Incremental de Experiencias Interdisciplinarias" (Design Incremental de Experiência Interdisciplinar), que foi dividida em estágios bem definidos, proporcionando uma oportunidade para seu desenvolvimento durante uma Reunião do Conselho da Faculdade. O projeto compreendeu 07 (sete) cursos envolvendo 06 (seis) professores e 28 (vinte e oito) alunos. Ao terminar, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa para avaliar a perspectiva dos alunos sobre o trabalho que haviam recebido como parte do projeto. Essa avaliação foi a seção transversal. As descobertas mostraram que os alunos se sentiam satisfeitos com o projeto, e suas principais vantagens eram a cooperação que eles empenhavam em estabelecer para as tarefas, além da possibilidade de experimentar problemas reais, tanto técnicos quanto comportamentais, relacionados às suas atividades em potencial como profissionais graduados

Keywords


interdisciplinaridade. Experiência Interdisciplinar Design Incremental. Sistemas de informação. Cuidado pastoral da faculdade.

References


BARROS, Aidil Jesus da Silveira; SOUZA LEHFELD, Neide Aparecida de. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 176 p.

FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

MUR-MIRANDA, José Oscar. Diseño incremental de experiencias interdisciplinarias. Trabalho apresentado no IV FORMAÇÃO STHEM Brasil em 26 de maio de 2017. São Paulo: Lorena, 2017.

PINHEIRO, José Maurício dos Santos. Da Iniciação Científica ao TCC. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-274

Refbacks

  • There are currently no refbacks.