Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions

Authors

  • Ádria Rodrigues da Silva
  • David José Oliveira Tozetto
  • Sarah Lais Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-271

Keywords:

Habilidades clínicas, semiologia, laboratório de habilidades.

Abstract

Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Instrumento de avaliação do curso de Medicina. Brasília: 2010.

MORAIS, A.L.G.; KASUYA, A.V.B.; ALMEIDA, L.N. et al. Monitoria na disciplina de pré-clínica II: relato de experiência. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 11, 2014, Goiás. Anais. Conpeex, 2014. p. 3815-3819.

DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 5, 2015.

JREIGE, S.K.S; FONSECA, R.B.; BARATA, T.J.E. et al. Relato de vivência na monitoria da disciplina de Clínica de Atenção Básica I. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 11, 2014, Goiás. Anais. Conpeex, 2014. p. 4181-4184.

Universidade do Estado do Pará. Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no Município de Belém– Pará. Belém, 2015. f, il. Autores: PRESTES, Elaine Xavier et.al.

Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Edital nº 052/2018-UEPA: processo seletivo de monitoria bolsista e voluntária/CCBS. Belém: 2018.

Universidade do Estado do Pará. Conselho Universitário. Resolução 2808/15-CONSUN/UEPA. Belém: 2015.

Published

2020-01-24

How to Cite

Silva, Ádria R. da, Tozetto, D. J. O., & Rocha, S. L. (2020). Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3827–3835. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-271

Issue

Section

Original Papers