Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions

Ádria Rodrigues da Silva, David José Oliveira Tozetto, Sarah Lais Rocha

Abstract


Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.


Keywords


Habilidades clínicas, semiologia, laboratório de habilidades.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Instrumento de avaliação do curso de Medicina. Brasília: 2010.

MORAIS, A.L.G.; KASUYA, A.V.B.; ALMEIDA, L.N. et al. Monitoria na disciplina de pré-clínica II: relato de experiência. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 11, 2014, Goiás. Anais. Conpeex, 2014. p. 3815-3819.

DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 5, 2015.

JREIGE, S.K.S; FONSECA, R.B.; BARATA, T.J.E. et al. Relato de vivência na monitoria da disciplina de Clínica de Atenção Básica I. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 11, 2014, Goiás. Anais. Conpeex, 2014. p. 4181-4184.

Universidade do Estado do Pará. Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no Município de Belém– Pará. Belém, 2015. f, il. Autores: PRESTES, Elaine Xavier et.al.

Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Edital nº 052/2018-UEPA: processo seletivo de monitoria bolsista e voluntária/CCBS. Belém: 2018.

Universidade do Estado do Pará. Conselho Universitário. Resolução 2808/15-CONSUN/UEPA. Belém: 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-271

Refbacks

  • There are currently no refbacks.