Análise de layout dos almoxarifados em uma encarroçadora de ônibus / Layout analysis of warehouses in a bus bodybuilder

Authors

  • Thales Henrique Kascher Santos
  • Leandro Reis Muniz
  • Samuel Vieira Conceição
  • Lasara Fabricia Rodrigues
  • Allexandre Fortes da Silva Reis

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-233

Keywords:

FacPlan, Layout, custo de movimentação de material.

Abstract

O estudo do layout impacta diretamente na eficiência do fluxo da produção e na produtividade fabril e seus custos advindos. Nesse sentido, a cronoanálise, o Systematic Layout Planning (SLP) e o FacPlan são metodologias que podem ser utilizadas ao se falar de projetos de layout e relayout. Dessa maneira, o trabalho aborda e discuti sobre as características de cada um desses métodos, desenvolve um estudo de caso utilizando a metodologia FacPlan. A pesquisa foi feita em uma empresa encarroçadora de ônibus, mais especificamente em seus almoxarifados de abastecimento de materiais para a linha de produção, na parte do revestimento interno e acabamento. Após levantar o estado atual do layout e mensurar elementos provenientes deste, foi elaborada de uma proposta de sua mudança que diminua as distâncias entre os almoxarifados e seus pontos de abastecimento na linha de produção. De acordo com os dados que foram levantados, as mudanças sugeridas podem gerar uma redução de 30,48% nos espaços percorridos diariamente, além de uma queda anual de 43,28% nos custos de movimentação de materiais que envolvem esses setores.

References

ALMEIDA, Mário Jorge Sousa. Melhoria do processo produtivo na indústria do mobiliário. 2011. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.

ANFAVEA, Anuário Estatístico da Indústria Automobilística brasileira. São Paulo, 2018.

BARNES, R. M. Estudo de tempos e movimentos: projeto e medida de trabalho. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.

BORTOLI, H. W. Aplicação da cronoanálise para melhoria do processo de suprimento da linha de montagem de uma empresa de grande porte do ramo agrícola. FAHOR, Horizontina, novembro, 2013.

CALLADO, A. A. C.; MENDES, E.; CALLADO, A. L. C. Um estudo empírico da significância das relações entre a elaboração de metas estratégicas e o uso de indicadores de desempenho. Revista Iberoamericana de Contabilidade de Gestión, v. 11, n. 21, p. 1-15, 2013.

COUTO, Cristiano Guimarães. Proposição de método para a elaboração do leiaute em empresas direcionadas para a inovação em produtos. 2010.

DO NASCIMENTO, S.; BORTOLUZZI, S. C.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008. Revista de Administração, v. 46, n. 4, p. 373-391, 2011.

FREITAS, W. P. Um estudo sobre o fluxo de processo e layout industrial para proposição de melhorias em uma empresa de manufatura. 2016.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Penso Editora, 2012.

GUILLET, V. M. M. Projeto de leiaute: um estudo de caso em uma empresa metal-mecânica. 2014.

MARTINS, V. W. B.; DE FREITAS, F. F. T. Planejamento Sistemático de Layout (PSL): análise do layout de uma empresa produtora de pneus recapados. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 6, n. 11, p. 311-327, 2014.

MARTINS, R.; MELLO, C.; TURRIONI, J. Guia para elaboração de monografia e TCC em Engenharia de Produção. São Paulo: Atlas, 2014.

MUTHER, R. Systematic Layout Planning/by Richard Muther. 1973.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. Projeto de fábrica e layout. Elsevier Brasil, 2015.

OLIVEIRA, C. L. P. A. de. Análise e controle da produção em empresa têxtil, através da cronoanálise. 2009.

PACHE, R. de A. Re-Layout aplicado em uma microempresa de confecção. 2016.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp, 2004.

REIS, C. D. S. dos; MUNIZ, L. R; SANTOS, T. H. K. Utilização da cronoanálise para adequação do arranjo produtivo: um estudo de caso. Paraná: CONBREPRO, 2017.

SAKAI, G. K. Estudo de tempos e métodos em uma linha de montagem de bicicletas ergométricas. 2014.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; LAITANO, J. C. A. Planejamento sistemático de layout: adaptação e aplicação em operações de serviços. Revista Gestão Industrial, v. 8, n. 1, 2012.

SANTOS, L. C; GOHR, C. F.; URIO, L. C. S. Planejamento sistemático de layout em pequenas empresas: uma aplicação em uma fábrica de baterias automotivas. Revista ESPACIOS| Vol. 35 (Nº 7) Año 2014, 2014.

SILVA, A. L. da. Desenvolvimento de um modelo de análise e projeto de layout industrial, em ambientes de alta variedade de peças, orientado para a Produção Enxuta. 2009. 244p. 2009. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado–Pós-graduação em Engenharia de Produção e Área de Concentração em Processos e Gestão de Operações) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

SLACK, N, CHAMBERS, S, JOHNSTON, R. Administração da produção. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

TORTORELLA, G. L.; FOGLIATTO, F. S. Planejamento sistemático de layout com apoio de análise de decisão multicritério. Production, v. 18, n. 3, p. 609-624, 2008.

Published

2020-01-22

How to Cite

Santos, T. H. K., Muniz, L. R., Conceição, S. V., Rodrigues, L. F., & Reis, A. F. da S. (2020). Análise de layout dos almoxarifados em uma encarroçadora de ônibus / Layout analysis of warehouses in a bus bodybuilder. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3225–3242. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-233

Issue

Section

Original Papers