A linguagem do humor regional do suricate seboso como forma de valorização da cultura nordestina/ The language of regional humor of seboso suricate as a way to value northeast culture

Diego Frank Marques Cavalcante, Jamille Ipiranga de Lima, Germana Cabral Goiana

Abstract


As postagens do personagem Suricate Seboso contribuem para a valorização da cultura nordestina, através da referência a situações do cotidiano com irreverência e bom humor. Pretendemos analisar algumas postagens de memes do personagem Suricate Seboso nas mídias sociais, sob o ponto de vista da linguagem e códigos que são utilizados, avaliando quais critérios contribuem para que seja gerado no espectador o riso e a sensação de humor e como essas postagens reforçam o regionalismo e a identidade do Nordeste. Através do estudo, verificamos que o Suricate Seboso representa um símbolo regional, pois o público se sente representado pelos seus memes e frases e constatamos, ainda, que a presença de traços específicos de cearensidade na linguagem do Suricate  reforça também a valorização da cultura cearense.

 


Keywords


Cultura; Humor; Regionalismo; Semiótica; Suricate Seboso

References


ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Ed. FGV, 1999.

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução de A. P. de Carvalho. Introdução e notas J. Voilquin e J. Capelle. Estudo introdutivo G. Telles Jr. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 2008.

BERGSON, H. O riso. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

CAVALCANTE, Diego. O signo do risível: uma análise semiótica do riso no desempenho do Palhaço Tiririca. Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Juazeiro–BA– 5 a 7/7/2018

HELITZER, Mel. Como escrever humor. Rio De Janeiro. Gryphus, 2014.

IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noetós: A Arquitetura Metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva/Hólon, 1992.

MORREALL, John. Taking laughter seriously. Albany: The State University of New York, 1983.

PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Electronic edition. Vols. I-VI. C. Hartshorne & P. Weiss (eds.). Charlottesville: Intelex Corporation. MA: Harvard University, 1931-1935.

______. Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da moeda, 1998. ______. Semiótica. São Paulo, perspectiva, 2008.

ROMANINI, Anderson Vinícius. Semiótica minuta- especulações sobre a Gramática dos a gramática dos signos e da comunicação a partir da obra de Charles S. Peirce (Tese de Doutorado).Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.

SANTAELLA, Lúcia – O que é Semiótica. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. – (Coleção primeiros passos; 15)

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengagen Learning, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Ática S.A, 1995.

SLAVUTZKY, Abrão. Humor é coisa séria. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2014.

WEEMS, Scott. Ha! The science of when we laugh and why. Nova York: Basica Books, 2014.

Página Oficial Facebook Suricate Seboso. Disponível em: < https://www.facebook.com/pg/suricateseboso/about/> Acesso em: 19.04.19.

Site http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-2139-1.pdf Acesso em: 19.04.19.

Site https://pt.wikipedia.org/wiki/Suricata_suricatta Acesso em: 19.04.19.

Site https://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/perfil-2/suricate-seboso-sucesso-do-facebook-made-in-ceara/ Acesso em: 19.04.19.

ANEXOS




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-232

Refbacks

  • There are currently no refbacks.